Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

POLUIÇÃO

​Dois dias após concretagem, Governo assina TAC para solucionar problema de esgoto em lagoa

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

​Dois dias após concretagem, Governo assina TAC para solucionar problema de esgoto em lagoa
Dois dias após a concretagem da tubulação que despejava esgoto vindo do Centro Político Administrativo na lagoa do Parque das Águas, o Governo de Mato Grosso decidiu que irá assinar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Cuiabá e a concessionária Águas Cuiabá, para solucionar o problema de destinação do esgoto na região do Centro Político e Administrativo.  De acordo com o Governo, este termo, que está em construção há meses, deve pôr fim à questão em breve.


Leia mais:
Mau cheiro e esgoto em pista de caminhada fizeram secretário concretar tubulação no Parque das Águas
 
O Governo do Estado informa que, do total de 25 órgãos citados pelo MPE, apenas sete são do Poder Executivo, dois já resolveram seus problemas e os cinco que restaram fazem parte do TAC a ser firmado. Todos os demais já foram notificados.
 
Ao ser assinado o TAC, a Águas Cuiabá terá 30 dias para diagnosticar todos os órgãos que apresentam problemas na destinação do esgoto. A partir deste diagnóstico, o Executivo terá 180 dias para construir um ramal de esgoto até um local próximo à rede coletora da concessionária. A Águas Cuiabá será a responsável pela ligação dos ramais.
 
O Governo do Estado ainda reafirmou o compromisso que tem com a questão ambiental e que várias secretarias estaduais já realizaram obras e se adequaram. O Executivo agora apresentou uma solução, que foi aceita pelo Ministério Público, e a assinatura do TAC é o resultado desse diálogo.

Na última segunda, 30,  a Secretaria de Serviços Urbanos, concretou uma tubulação que leva esgoto até o Parque das Águas. O secretário da pasta, José Roberto Stopa, divulgou vídeos em suas redes sociais, onde diz que a interrupção é uma “solução definitiva”.

“Existe o problema do mau cheiro e também, nos momentos de maior uso do banheiro, o esgoto iria sobre a pista, coloca em risco até quem faz caminhada. Por fim, tem o dano ambiental na própria lagoa que está poluída. Isto impacto em toda a sociedade. Na análise da água já apareceu que tem coliformes fecais, dejetos dos banheiros. Nós já tínhamos sido notificados pelo Ministério Público (MP) duas vezes”, comentou o secretário, ao Olhar Direto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet