Olhar Direto

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Política MT

LIMPARAM PAUTA

Após puxão de orelha de Botelho, deputados finalmente comparecem à sessão plenária

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Após puxão de orelha de Botelho, deputados finalmente comparecem à sessão plenária
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM), precisou engrossar a voz na sessão plenária matutina desta quarta-feira (16) para conseguir finalmente colocar em votação os nove vetos que ainda trancavam a pauta. Botelho recriminou a “falta de compromisso” dos colegas e os chamou nominalmente, conforme já vinha fazendo há algumas semanas, para que pudesse atingir quórum para votação. Conforme noticiou o Olhar Direto, reiteradas vezes, o Legislativo estava há semana sem reunir número suficiente de deputados para analisar as proposituras.


Leia mais:
AL completa 16 dias sem analisar projetos e pode convocar extraordinária para soltar Savi

“Os deputados precisam parar de marcar compromissos no horário das sessões. Está faltando compromisso com o Parlamento. Eu já liguei para o deputado Dilmar Dal’Bosco, estou ligando para todo mundo. O Dilmar já disse que está vindo, mas tem deputado dizendo que está em reunião em Secretaria. Nós precisamos votar esses vetos e limpar essa pauta. Estão registrando presença no painel, mas não ficam no Plenário. Os deputados que estiverem na Casa, por favor, venham assumir as bancadas”, esbravejou Botelho, visivelmente irritado com a situação.  

Atualmente, tramitam no Edifício Dante Martins de Oliveira alguns projetos considerados de suma importância para o Governo de Mato Grosso, como o Fundo Estadual de Estabilização Fiscal (FEEF) e as contas do governador Pedro Taques (PSDB), ainda do exercício de 2016.

No entanto, desde o dia 01 de maio, quando Botelho decretou 11 dias de “folga” em função do feriado do Dia do Trabalhador, que o Legislativo não conseguia reunir quorum para limpar a pauta de vetos. Para que haja votação de vetos é necessária a presença de pelo menos 13 deputados em Plenário.

Na semana passada, Botelho determinou que fossem realizadas sessões duplicadas para compensar o “feriadão” do Legislativo. Mas, na quarta-feira (09), a Casa foi surpreendida pela ‘Operação Bônus’, que prendeu Mauro Savi e envolve, ainda, o próprio Botelho. A operação, que investiga suposto esquema de corrupção no Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, teria sido responsável pelo esvaziamento do Legislativo.

Hoje, minutos após divulgação de reportagem do Olhar Direto que denunciava a terceira semana consecutiva de ausência dos deputados no Plenário, Botelho “puxou a orelha” dos colegas e, depois da bronca, 15 deputados apareceram na sessão, limpando finalmente os vetos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet