Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

confusão

OAB irá representar contra policiais envolvidos em prisão de advogados

Foto: Reprodução

OAB irá representar contra policiais envolvidos em prisão de advogados
Uma comitiva da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso (OAB) esteve na Delegacia de Roubos e Furtos na manhã deste sábado (7) acompanhando o caso dos advogados Dyego Nunes da Silva Souza e Luciano Carvalho do Nascimento, detidos nesta madrugada. De acordo com o secretário-geral da instituição, Ulisses Rabaneda, uma representação contra os policiais envolvidos no caso será encaminhada a corregedoria da Polícia Civil.


Leia mais
Advogados são presos em Cuiabá após atropelamento e briga com policiais


“Fomos com uma comitiva da OAB na delegacia, conversamos com o delegado Guilherme Fachinelli e já tomamos as providências institucionais necessárias. conversamos com o delegado Guilherme Fachinelli, os vídeos foram apresentados e ele comprometeu conosco encaminhar todo material para a corregedoria da Polícia Civil”, disse Rabaneda.

Para o membro da OAB, os policiais civis que atenderam o caso não respeitaram o advogado que estava no exercício de sua profissão, além de o agredirem. O advogado Luciano Carvalho do Nascimento precisou ser hospitalizado.

“O caso é de uma indignação tremenda. O que se observa ali, é que um advogado no exercício de sua profissão argumentava com os policiais de que o seu cliente não estava em condições de flagrante, ele estava no campo do argumento, em momento nenhum ele desacatou ou faltou com educação. Os policiais partiram para a agressão contra este advogado, que inclusive se encontra no hospital. Ele foi removido de Samu da delegacia”, afirmou.

O jurista ainda explicou que o advogado detido enquanto trabalhava irá até a delegacia após receber alta para prestar depoimento e depois deverá ser liberado. Já o seu cliente, também advogado, permanece detido e será encaminhado ainda hoje para uma audiência de custódia.

“Ele virá para delegacia, onde será ouvido e depois será liberado. O cliente vai para audiência de custódia. A questão do cliente dele, apesar de ser advogado também, não é uma situação ocorrida no exercício profissional. Parece que houve um acidente. Mas é claro que a OAB irá atuar para que as prerrogativas deste profissional sejam garantidas”.

Já o presidente da OAB, Leonardo Campos, que também esteve na delegacia, disse já ter marcado uma reunião com o governador Pedro Taques para cobrar providências sobre o caso.

"A ordem não vai se calar frente a abusos que ocorreram na noite de ontem. Se o policial que tem por objetivo cuidar e proteger a população dá um tratamento desses a um advogado, imagina como a população está sendo tratada na periferia. Vamos pedir punição exemplar. Já marcamos uma reunião com o governador para que possamos cobrar providências urgente", declarou. 

O caso

Os advogados Dyego Nunes da Silva Souza e Luciano Carvalho do Nascimento foram detidos por policiais da Deletran e da Gerência de Operações Especiais (GOE), nesta madrugada após resistirem à prisão pelo crime de resistência.

De acordo com a Polícia Civil, o advogado Dyego Nunes da Silva Souza atropelou o pedestre Martiniano Cabral, de 54 anos na região do CPA e fugiu com seu carro sem prestar socorro a vítima, que foi encaminhada ao pronto-socorro.

A Polícia Civil, acionada por testemunhas esteve horas depois na casa do jurista, que estava em companhia do advogado Luciano Carvalho do Nascimento, que apresentou sua carteira da OAB, mas mesmo assim acabou sendo detido junto com o cliente.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o advogado Luciano Carvalho tentou impedir a prisão do colega informando que não se tratava de flagrante delito, além de soltar um cachorro da raça pit bull na equipe do Deletran.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet