Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

em sorriso

Operação aponta mais de 24% das unidades fiscalizadas com furto de energia

Foto: Reprodução

Operação aponta mais de 24% das unidades fiscalizadas com furto de energia
Operação contra furto de energia em Sorriso (398 Km de Cuiabá), constatou que mais de 24% das unidades consumidoras analisadas possuem algum tipo de irregularidade. Das 1.344 unidades vistoriadas, 344 foram notificadas por furto ou desvio de energia.


Leia mais:
Carreta carregada de eucalipto tomba e 'fecha' parte da ‘Estrada da Chapada’

Nove pessoas foram presas durante os três dias da ação de impacto, que foi realizada em uma parceria entre a Energisa Mato Grosso e Secretaria de Segurança Pública do Estado (SESP), com participação da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

“A operação nos mostrou que há irregularidades em todos os grupos de clientes. A situação é preocupante, pois além de impactar no cálculo da tarifa de energia, prejudica a qualidade do fornecimento, ocasionando oscilações e até mesmo interrupções”, explica Sidney Tavares, gerente de Combate a Perdas da Energisa Mato Grosso.

Conforme Sidney, chama atenção a confirmação de 20 casos de furtos de energia entre grandes clientes, como indústrias. Durante a ação foram encontrados, por exemplo, clientes que construíram redes particulares de energia e fizeram a ligação à rede da Energisa sem fazer contato com a distribuidora, trazendo inúmeros riscos à população. As ligações clandestinas apresentam maior vulnerabilidade da rede, aumento as chances de queimas de aparelhos, acidentes e até incêndios nos locais.

O delegado da Polícia Civil de Sorriso, Nilson Farias, aponta a importância de atuar também nos grandes clientes. “A operação foi um sucesso para nossa região, trouxe mais credibilidade, mais confiança, pois a própria população passou a acreditar mais nos órgãos de Segurança Pública por observarem que a lei é aplicada para todas a pessoas sejam elas de classe baixa, classe média ou classe alta”, diz o delegado.

Sidney reforça que além dos problemas citados, a adulteração dos medidores e das instalações elétricas traz insegurança para os moradores do imóvel e para os vizinhos, uma vez que os equipamentos – que são vistoriados em fábrica para seguir padrões de segurança -, ficam comprometidos. Ele explica que a Energisa possui um Centro de Integrado de Monitoramento que mapeia as unidades consumidoras do Estado, identificando pelo histórico de consumo quais devem ser inspecionadas.

O furto de energia é um crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com previsão de pena de uma a quatro anos de reclusão, além de pagamento de multa.  “Não deixe de denunciar. Temos canais abertos para isso, como o 0800 646 4196 e o aplicativo Energisa On. Você não precisará se identificar”, fala Sidney.
 
 
 
A operação de impacto, que ocorreu entre os dias 14 e 16 de agosto, contou com mais de 110 profissionais da Energisa, além das equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet