Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

polygunum

Dema deflagra nova operação e cumpre dez mandados por esquemas na área ambiental

24 Ago 2018 - 07:28

Da Redação - Patrícia Neves/Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Dema deflagra nova operação e cumpre dez mandados por esquemas na área ambiental
Quatro mandados de prisão e seis de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta sexta-feira (24), pela Polícia Judiciária Civil na segunda etapa das investigações desenvolvidas pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e o Ministério Público Estadual, referentes à fraudes ambientais.  Um dos mandados foi cumprido em um condomínio de luxo instalado às margens da Estrada da Guia (MT-010).


Leia mais:
Superintendente e mais dois servidores da Sema são presos em operação contra esquema no CAR

A operação denominada Polygunum cumpre as ordens judiciais em Cuiabá, em endereços residenciais e escritórios de pessoas que atuam como responsáveis técnicos da área ambiental. A investigação tramita sob sigilo judicial absoluto.

A operação é coordenada pelos delegados Alessandra Saturnino, Gianmarco Paccola Capoani e Liliane de Souza Santos Murata Costa e conta com apoio operacional da Polinter.

No dia 13 de agosto deste ano, o superintendente de regularização e monitoramento ambiental, João Dias Filho e mais dois servidores da Sema foram presos na primeira fase da operação da Dema.

Além de João Dias Filho, também foram presos: Alan Richard Falcão Dias (assessor técnico III); Hiago Silva de Queluz (assessor técnico III) e João Felipe Alves Costa (assessor técnico III). Todos eles foram exonerados menos de 24 horas depois pelo governador Pedro Taques (PSDB), já que eram comissionados.

A apuração das unidades concentram-se em supostas irregularidades no sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Atualização às 09h38 - Um dos mandados de prisão é contra uma mulher que não foi localizada. Outras duas pessoas, identificadas como Patrícia e Valdicléia também tiveram prisões temporárias.

Atualização às 9h35 - O advogado Francisco Faiad, que defende o gestor da superintendência da Sema, João Dias, esteve na delegacia e disse que seu cliente foi preso preventivamente por cinco dias, por ser o chefe do departamento onde ocorreu a fraude.

"Houve a temporária de cinco dias de quatro pessoas, por conta de fraude em processos de CAR. É a continuidade daquela primeira fase. Ele (João Dias) foi solto na segunda-feira e ai voltou, por ser o chefe do departamento", disse.

Atualização às 08h52 -  O gestor da Superintendência de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema, João Dias, é um dos alvos novamente. No dia 13 ele foi detido e colocado posteriormente em liberdade. O advogado Francisco Faiad acaba de chegar a sede da Dema e irá atuar em sua defesa.

Atualizada às 07h52.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet