Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

triste realidade

Em um mês, Corpo de Bombeiros recebeu quase 300 chamadas de incêndio em Cuiabá e VG

Foto: Corpo de Bombeiros

Em um mês, Corpo de Bombeiros recebeu quase 300 chamadas de incêndio em Cuiabá e VG
Com dias ensolarados, tardes quentes e índices críticos de umidade, como é comum nesta época do ano, o Corpo de Bombeiros recebeu 294 acionamentos de queimadas em Cuiabá e Várzea Grande entre 15 de julho e 15 de agosto. Isso significa uma média de 9,8 acionamentos por dia.


Leia mais: 
Com 6.902 registros, Mato Grosso é o Estado com maior número de focos de calor
 
No Estado, entre 1º de janeiro e 12 de agosto, foram registrados 6.902 focos de calor dos Estados da Amazônia Legal, segundo dados contabilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE).
 
O tempo extremamente seco favorece a proliferação de queimadas e também coloca o Estado no 4º lugar na taxa de focos de calor por unidade de área (km²). Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve uma redução de 40,95%, já que em 2017, Mato Grosso contabilizou 2.299 focos.  
 
Segundo o Corpo de Bombeiros, 75,96% dos focos de calor registrados no período encontram-se fora de unidades de conservação, terras indígenas, projetos de assentamento e região metropolitana, sendo provenientes de propriedades privadas e outras propriedades.
 
No mês de julho do ano passado, foram registradas 798 ocorrências de queimadas urbanas em Cuiabá e Várzea Grande.  O número é muito superior às 548 ocorrências de incêndio registradas em 2016, conforme o Corpo de Bombeiros.
 
Emergências
 
O período proibitivo de queimadas começou no dia 15 de julho e vai até o dia 15 de outubro, podendo ser prorrogado. Para emergências com incêndios a orientação é ligar para o número 193.  Lá a triagem vai avaliar as características do incêndio e mobilizar a brigada mista ou uma guarnição convencional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet