Olhar Direto

Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Notícias | Cidades

TRANSFERIDOS

Fugindo da fome, 24 venezuelanos desembarcam em Cuiabá

Foto: Romério Cunha/Casa Civil

Fugindo da fome, 24 venezuelanos desembarcam em Cuiabá
Fugindo das dificuldades socioeconômicas e em busca de uma nova vida, 24 venezuelanos desembarcaram em Cuiabá nesta terça-feira (4), transferidos de Boa Vista pelo programa de interiorização.


Leia mais: 
Cinco toneladas de alimentos chegam à Pastoral do Migrante que abriga 68 venezuelanos

 
Os solicitantes de refúgio e de residência embarcaram em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) por volta das 8 horas, onde desembarcaram por volta das 11h na capital. Cerca de 180, seguiram para Manaus, onde o pouso estava previsto para as 15h.
 
O objetivo do Governo Federal é de transferir cerca de 400 venezuelanos por semana até o fim de setembro. Desde abril, 1.099 foram transportados em voos da FAB de Roraima para outros Estados e para o Distrito Federal.
 
A interiorização conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com o voo de hoje, sobe para 1.303 o total de imigrantes e refugiados transferidos.
 
Para aderir à interiorização, o ACNUR identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis e o perfil dos abrigos participantes. A agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhoras de infraestrutura nos locais de acolhida.
 
A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte. O UNFPA promove diálogos com mulheres e pessoas LGBTI para que se sintam mais fortalecidas neste processo, além de trabalhar diretamente com a rede de proteção de direitos nas cidades destino com o objetivo de fortalecer a capacidade institucional. Já o PNUD trabalha na conscientização do setor privado para a absorção da mão de obra refugiada.
 
Reuniões prévias do governo e da ONU com autoridades locais e coordenação dos abrigos definem detalhes sobre atendimento de saúde, matrícula de crianças em escolas, ensino da Língua Portuguesa e cursos profissionalizantes.
 
 
Acolhimento

As ações de acolhimento aos venezuelanos, em relação ao Executivo municipal estão sendo coordenadas pela Secretaria de Governo e envolvem as Secretarias Municipais de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Saúde, Ordem Pública, Educação, Gestão e o Núcleo de Apoio à primeira – dama Márcia Pinheiro.
 
A Secretaria de Assistência Social está cadastrando os migrantes no CadÚnico, para que possam ser incluidos nos programas assistenciais e nas ações oferecidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Também estão recebendo orientações para inclusão no mercado de trabalho através do Sine.

Eliana ressalta que a instituição recebe todo tipo de ajuda. Desde alimentos, até móveis e eletrodomésticos. No entanto, camas, fogões e geladeiras em bom estado de convervação são os itens que a Pastoral mais necessita. 

Quem tiver interesse em ofertar emprego aos imigrantes e também ajudar com doações pode entrar em contato com a Pastoral do Migrante através do seguinte telefone: (65) 3641-1451

Endereço: Av. Gonçalo Antunes de Barros, 2785 - Carumbé, Cuiabá - MT, 78058-743
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet