Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Operação Nascostos

Mandante e executor de personal são alvos de operação da PF por ligação com facções criminosas

Foto: Olhar Direto

Mandante e executor de personal são alvos de operação da PF por ligação com facções criminosas
Guilherme Dias de Miranda, de 35 anos, e Walisson Magno de Almeida, de 27, presos por assassinar o personal trainer Danilo Campos, de 28 anos, são alvos da ‘Operação Nascostos’ da Polícia Federal de Sorocaba (SP), deflagrada na manhã desta quarta-feira (21). As investigações iniciaram em 2017 para apurar crimes de estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa com associação para o tráfico de drogas.


Leia mais: 
 ​Mandante de morte de personal trainer alega inocência e executor fica em silêncio

Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventivas, nove de prisão temporária, 27 mandados de busca e apreensão e oito mandados de sequestro e bloqueio de bens. Alvos também estão sendo ouvidos nas delegacias do Acre, Paraná, Rio de Janeiro, Distrito Federal e outros municípios do Estado de São Paulo.
 
Segundo a PF, os criminosos se passavam por um magistrado federal utilizando documentos falsos (inclusive cartões de créditos clonados). Eles compravam passagens aéreas para terceiros por rotas atípicas, em detrimento do nome de juiz federal e, por corolário, da imagem da Justiça Federal perante terceiros de boa-fé.
 
Ainda nas investigações, a polícia conseguiu apurar a existência de uma organização criminosa com bases em São Paulo, Campo Grande e em Cuiabá com atuação em âmbito nacional e internacional. Indícios apontam que a organização possa estar ligada ou ser integrante de algumas facções criminosas bastante conhecidas no país. 
 
Os membros da organização também alugavam carros e não devolviam às locadoras, compravam passagens aéreas, faziam reservas em hotéis e até financiamentos. Alguns dos beneficiários das passagens e das locações de veículos foram presos por tráfico de drogas.
 
O nome da operação “Nacostos”, significa “ocultos” no idioma italiano e faz alusão ao modus operandi  utilizado pela organização criminosa.

Morte de personal 
 
O crime correu em uma distribuidora no bairro Duque de Caxias, em Cuiabá, por volta das 21h20 do dia 8 de novembro do ano passado. Populares disseram aos militares que viram dois homens em uma motocicleta alta se aproximarem e o garupa efetuar os disparos contra o personal trainer Danilo Campos.
 
A polícia apurou que Guilherme Dias de Miranda seria o mandante do assassinato. Ele usava documentos falsos para se esconder, junto com Walisson. A ex-esposa de Guilherme chegou a ser presa, mas foi solta por colaborar com a polícia. na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e, em Cuiabá, colaborou no interrogatório e esclareceu o que ainda restava do crime, sendo solta em seguida. A pivô do caso afirmou que era ameaçada pelo ex-companheiro, Guilherme.
 
No dia 9 de março, cerca de quatro meses após o crime, Guilherme e Walisson foram presos em uma ação conjunta da Polícia Civil de Mato Grosso com a de São Paulo. Os dois estavam com passagens compradas para fugir do Brasil.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet