Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Política MT

1ª votação

Deputados aprovam lei que determina ao Ministério Público a prestar contas para Casa de Leis

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Deputados aprovam lei que determina ao Ministério Público a prestar contas para Casa de Leis
Em primeira votação na sessão desta quarta-feira (21), os deputados estaduais aprovaram o projeto de Lei que obriga o Ministério Público Estadual (MPE) a prestar contas de seus gastos a Assembleia Legislativa. Para entrar em vigor, o texto precisará passar por uma segunda votação e pela sanção do governador.


Leia também
Júlio Campos “lamenta” não poder indicar cargos ao Governo, mas reforça posicionamento de Pivetta


Proposta por lideranças partidárias, o projeto prevê mudança na Lei Orgânica do Ministério Público. A medida, caso seja aprovada determina que o órgão envie relatório para casa de leis com a prestação de contas.

A Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) ainda terá que encaminhar a relatórios mensais e anuais, por meio de balancetes encaminhados nos 30 dias seguintes ao encerramento do mês, além do balanço geral no prazo de 60 dias da abertura da sessão legislativa.

No mês de outubro, o então procurador-geral Mauro Curvo criticou o projeto alegando inconstitucionalidade e que somente o procurador-geral tem poder para mexer na Lei Orgânica do órgão.

“A iniciativa de mexer nesta lei é do procurador-geral. Então, esse vício de iniciativa é evidente que vai levar a inconstitucionalidade”, disse Curvo que se afastou do cargo temporariamente para disputar a reeleição.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet