Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

TENTARAM VISTORIAR

Emanuel afirma que irá conversar com vereadores para que visitem o novo Hospital Municipal

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Emanuel afirma que irá conversar com vereadores para que visitem o novo Hospital Municipal
O prefeito Emanuel Pinheiro afirmou que irá conversar com os vereadores de Cuiabá para que possam fazer uma visita ao novo Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá. No último sábado (29) os vereadores Abilio Junior (PSC), Felipe Wellaton (PV), Diego Guimarães (PP), Marcelo Bussiki (PSB) e Dilemário Alencar (PROS) tentaram fazer uma vistoria no local, sem agendamento prévio.


O prefeito explicou sobre um protocolo a ser seguido, mas que os parlamentares poderão visitar o hospital. A afirmativa foi feita nesta terça, 1º de janeiro,  durante solenidade de posse da nova mesa Diretora da Câmara de Cuiabá. 
 
Leia mais:
Sem comunicação prévia, vereadores não vistoriam HMC; Prefeitura garante cumprir obrigações
 
Sem comunicação prévia, os parlamentares que fazem oposição à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), foram ao novo hospital no sábado (29) e conversaram com o secretário de Ordem Pública, Coronel Leovaldo Salles, que lhes explicou que não estava sendo permitida a entrada de ninguém no local.
 
“Ele foi bem direto que não deixaria a gente entrar, apenas isso, a gente respeitou. Mas vamos tomar as devidas providências jurídicas, visto que a Lei orgânica do município nos dá prerrogativa de fazer fiscalização e se for necessário fazê-la nós vamos fazer, seja hoje, seja na segunda, na quarta-feira, nós vamos fiscalizar o que foi entregue à população”, disse o vereador Felipe Wellaton.

A Prefeitura de Cuiabá havia afirmado que a restrição não se aplicava apenas aos dois vereadores, mas a qualquer pessoa sem autorização. Durante a solenidade de posse do vereador Misael Galvão (PSB) como presidente da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Cuiabá, Pinheiro explicou que em uma obra desta magnitude, alguns cuidados são necessários.

“É apenas um protocolo de visitas que deve ser feito, um hospital daquela envergadura, daquela natureza, a maior obra da saúde pública da história de Mato Grosso, não é como um campo de futebol que se inaugura, ou uma praça. Lá tem milhões em equipamentos já instalados, equipamentos sendo instalados e equipamentos guardados, sob a responsabilidade da Polícia Militar e de segurança privada. Então não pode ter esse entra e sai, tem gente trabalhando, existem acabamentos que estão sendo feitos, existem quatro etapas que vão ser cumpridas”, disse o prefeito.

A Prefeitura lembrou que no dia da inauguração, na sexta-feira (28), a imprensa e autoridades presentes fizeram uma visita no hospital, acompanhados de um equipe técnica de engenheiros. O prefeito ainda disse que já há uma visita agendada, do senador Wellington Fagundes (PR), e que faz questão que os vereadores também possam conhecer a unidade.

“O senador Wellington Fagundes, por exemplo, agendou uma visita lá, e junto com ele vai um representante da saúde, vai um representante da engenharia clínica para explicar todos os detalhes, vai representante da empresa que está concluindo a obra, e isto é natural. Mas eu vou conversar com os vereadores, faço questão que eles possam acompanhar, presenciar e se orgulhar da maior obra da saúde pública da história da capital, vamos superar”, disse Emanuel.
 
Plano de ativação
 
Segundo a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, neste primeiro momento foi inaugurada a Ala Ambulatorial, que conta com recepção, sala de aplicação de injetáveis, sala de curativos, consultórios, e as seguintes especialidades médicas: cardiologia, ginecologia/obstetrícia, endocrinologia, gastroenterologia, dermatologia, psiquiatria, clínica geral, além de pequenas cirurgias.
 
A abertura da 2ª etapa ficou prevista para o dia 29 de janeiro de 2019, quando começam a funcionar duas enfermarias masculinas com 60 leitos e um isolamento, uma enfermaria feminina com 30 leitos e um isolamento, sala de raios-X e sala de ultrassonografia.
 
Na 3ª etapa, que começará a funcionar a partir do dia 25 de fevereiro de 2019, já tendo em vista o feriado do Carnaval, entrará em operação a ala de urgência e emergência, duas alas de terapia intensiva (UTIs) com 20 leitos e duas salas de cirurgia. Na 4ª etapa, que se inicia em 22 de março de 2019, começam a funcionar mais três unidades de terapia intensiva (UTIs) com 40 leitos ao todo e mais duas salas de cirurgia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet