Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

POLICIAMENTO

Projeto Sentinela promove aproximação entre moradores e polícia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Projeto Sentinela promove aproximação entre moradores e polícia
Criado pelo Tenente Claudio Nunes, do 3º Batalhão da Polícia Militar de Cuiabá, o projeto Sentinela promove um maior número de policiamentos nos bairros e aproximação entre moradores e polícia através de grupos de WhatsApp. O projeto teve início em 2017 no Bosque da Saúde, em Cuiabá, e há menos de um mês está sendo implementado no Jardim Itália.


Leia mais:
PM’s e testemunhas impedem que mulher se jogue da Ponte Sérgio Motta; veja vídeo

Em um intervalo de 5 meses no ano de sua implementação no Bosque da Saúde, foram solucionados 34 casos de furto, contra 21 em 2016. Hoje aproximadamente são 500 colaboradores.

“Tudo isso se resume ao artigo 144 da Constituição, todo esse trabalho é inteiramente constitucional. O artigo 144 fala: ‘segurança pública é dever do Estado, porém é direito e responsabilidade de todos”, explica Tenente Nunes em entrevista ao Olhar Direto.

O Sentinela visa, inicialmente, “cortar caminhos”. O atendimento tradicional, ligando para o 190, dura cerca de 10 minutos, incluindo a ida da viatura ao local. Já por esse sistema, o processo dura até 6 minutos em média. A agilidade do processo se dá por conta do contato imediato com os policiais através de grupos de WhatsApp, mas o Tenente ressalta que o Sentinela é uma alternativa; o 190 segue sendo o principal meio de contato para denúncias.

Atualmente existem 9 grupos com seus respectivos colaboradores que praticam a “vigília” dos locais. Para não correr o risco de acionar os policiais em falso, os voluntários passam por um processo capacitório através de uma palestra. Os indivíduos também são cadastrados em um sistema a fim de manter controle.

O projeto inicial trouxe os “sentinelas” a partir dos porteiros dos condomínios do Bosque da Saúde. O Tenente Nunes explica que pela constância desses profissionais nos locais, é possível fazer a identificação de ações estranhas, podendo então fazer o reconhecimento de possíveis crimes.

Presidente da Associação de Moradores do Jardim Itália, Pedro Alcântara conta ao Olhar Direto que após entrar em contato com o Tenente Nunes e estabelecer os sentinelas do bairro Jardim Itália, a sensação de segurança aumentou consideravelmente. Pedro ainda acrescenta que o policiamento também cresceu.

O Tenente Nunes esclarece que o aumento de policiamento, assim como a saturação de viaturas, só está sendo possível graças ao contato estabelecido com os moradores. “Eu estou conectado 24 horas com eles, tanto eu como as minhas guarnições. Qualquer momento, com um minuto, a gente está atendendo a sociedade”, conta.

Pedro Alcântara conta que em virtude do número de crimes e a falta de segurança por parte dos moradores, muitos deles optaram mudar-se do bairro, optando principalmente por condomínios. A evasão de moradores, aliás, cresceu com o surgimento de condomínios em Cuiabá por serem considerados mais seguros.

Hoje, ao menos metade das casas vazias no bairro estão à venda enquanto a outra está para alugar. Apesar do cenário, o presidente da associação acredita que novos moradores devem adquirir casas por lá graças ao Projeto Sentinela. Ele assume essa posição partindo justamente dos moradores atuais que decidiram permanecer no bairro após o crescimento do policiamento.

O projeto Sentinela tem planos para ser implementado em toda Cuiabá, mas por enquanto atende os bairros Bosque da Saúde e Jardim Itália. Os moradores que queiram ajudar a implementar o projeto em seus bairros devem procurar o comandante de base comunitária mais próxima.

Sentinela Mirim

Em desdobramento ao Projeto Sentinela, há planos para a criação do Sentinela Mirim, destinado a crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos. O projeto pretende criar uma escola de futebol por meio de trabalho voluntário para promover a disciplina e trabalho em equipe, visando na contribuição da construção de bons cidadãos no futuro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet