Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

apuração desde 2018

Saúde confirma morte de dois macacos infectados com vírus da febre amarela; recolhidos na UFMT

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Saúde confirma morte de dois macacos infectados com vírus da febre amarela; recolhidos na UFMT
A Secretaria de Saúde de Cuiabá confirmou na manhã desta quarta-feira (13) a morte de dois macacos infectados com o vírus da febre amarela. Os animais foram recolhidos em dezembro de 2018 na área pertencente à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), instalada em Cuiabá. Em Mato Grosso, segundo dados do Ministério da Saúde, não se tem registros de óbitos em humanos pela doença.


Leia mais:
MPF ingressa com ação civil contra o DNIT buscando segurança no tráfego em rodovia federal

Por meio de nota, a assessoria da Secretaria de Saúde informou que o documento foi encaminhado para a UFMT para que seja divulgado para os alunos e a população. Cita ainda que não há motivo para preocupação porque no ano passado foi realizada uma intensa campanha contra a febre amarela e quem já foi imunizado não corre mais o risco de ser infectado.

Conforme a nota, a transmissão entre macacos e deles ao homem até hoje acontece em ciclo silvestre e não por meio do mosquito Aedes aegypti. Desde que houve a remoção desses animais foi feita a captura de mosquitos e uma pesquisa entomológica. Não foi encontrada a espécie que faz a transmissão em ciclo silvestre.

A assessoria da UFMT ainda deverá se manifestar sobre o caso.

Vacinação - Desde  abril de 2017, o Brasil adota o esquema de dose única da vacina, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (67ª Assembleia Mundial de Saúde - 2014), respaldada em estudos que asseguram que uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet