Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

autoanálise

'Prefeito dos 300 anos', Emanuel comemora entregas e diz que saúde será o foco até o final da gestão

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

'Prefeito dos 300 anos', Emanuel comemora entregas e diz que saúde será o foco até o final da gestão
Desde que assumiu a Prefeitura de Cuiabá, em janeiro de 2017, Emanuel Pinheiro (MDB) se intitulou o ‘Prefeito dos 300 anos’, e fez questão de priorizar as comemorações do icônico aniversário da capital, que acontece neste 8 de abril de 2019. Com pouco mais de dois anos de gestão, muita coisa mudou, saiu dos trilhos, não aconteceu como planejado. A maior delas foi o grande ‘Festival dos 300 anos’, que aconteceria na Arena Pantanal, mas foi cancelado de última hora. Apesar disso e da ‘perda’ de um dos braços direitos de seus planos, Junior Leite, o prefeito tem muito que comemorar. Olhando para trás, se orgulha de uma série de obras já realizadas e, para frente, promete algumas outras. Ainda sem data para tirar do papel os megalomaníacos ‘restaurante giratório’ e ‘museu de cera’ – que foram apresentados em agosto de 2017 – Emanuel foca, agora, em saúde. É este seu maior plano para a segunda metade do mandato.


Leia também:
Prefeito chora no primeiro evento de entrega dos 300 anos de Cuiabá

Na última terça-feira, dia 2 de abril, Emanuel, ainda o início de sua ‘maratona’ de lançamentos dos 300 anos, fez uma série de entregas no Centro Histórico e lançou a retomada das obras da Casa de Bem-Bem. No mesmo dia, ele relembrou alguns de seus feitos até então, e conversou com o Olhar Direto falando sobre seus planos para o futuro.

PAC Cidades Históricas

Dentre as principais realizações do prefeito, a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas foi uma das mais marcantes. “Quando assumimos resolvemos escolher o caminho mais difícil, exatamente por ser o mais difícil. Se fosse fácil, não seria a gestão Emanuel Pinheiro”, afirmou. “Por isso resolvemos resgatar o PAC Cidades Históricas. Estava travado. Eu vi no lançamento dele como deputado estadual em 2013 ou 14, se não me engano. Desde aquela época estava travado o PAC Cidades Históricas. como cuiabano, prefeito dos 300 anos, a nossa cidade com uma riqueza cultura, o peso da cultura, da história e da tradição, a cidade mais antiga do Centro-Oeste brasileiro, na porta de seus 300 anos... eu não poderia colocar a minha cabeça no travesseiro se não conseguisse promover o reencontro de Cuiabá com suas origens. Resgatando o projeto PAC Cidades Históricas, estamos resgatando a identidade de Cuiabá”.

A primeira entrega foi a da Casa Barão de Melgaço. Depois dela, vieram: Praça da Mandioca, Praça Senhor dos Passos, Praça Alencastro, Praça Ipiranga, Praça Alberto Novis, Praça Caetano Albuquerque, Escadaria do Beco Alto, Praça Maria Taquara e Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC). “E agora, durante a comemoração dos 300 anos de Cuiabá, vamos entregar a Praça da República, em frente à Catedral Metropolitana, e a Praça Bispo Bom José, totalmente revitalizada, com uma estação de ônibus que é revolucionária nos moldes da estação Alencastro e da estação Ipiranga, transformando o atual desrespeito ao usuário do transporte coletivo, numa forma toda humanizada de tratar com eles”, comentou o prefeito. Outra promessa de entrega é a da revitalização do Beco do Candeeiro.

MISC (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Junto com todo esse amor pelo centro histórico, determinamos um amplo programa de recapeamento do asfalto de todo o centro histórico de Cuiabá, após as obras de saneamento básico”, afirmou Emanuel.

Rio Cuiabá – memória e saneamento básico

Outro foco da gestão foi na região do Porto, próximo ao rio Cuiabá. Segundo Emanuel, sua vontade é que a capital vire-se de novo de frente para o rio. “Temos ainda uma dívida muito grande com nosso maior patrimônio natural que é o Rio Cuiabá. O rio ficou anos e anos, décadas e décadas, agredido por poluição de toda a sorte. Agora, nessa gestão, com uma ação compartilhada com o Ministério Público, estamos promovendo o maior investimento em saneamento básico da história de Cuiabá. Ao final deste ano, vamos entregar Cuiabá 100% com água tratada na torneira, sem intermitência, no ano dos 300 anos”.

Em relação ao esgotamento sanitário, o que o prefeito quer é dobrar a capacidade. “Vamos dobrar a nossa capacidade de atendimento do esgotamento sanitário dos atuais 33% para 61% em dezembro, com um plano emergencial para os 300 anos de Cuiabá que lancei em maio do ano passado, e vai levar um ano e meio”, promete. O rio ainda deve receber uma ‘coleta fluvial’, em que um barco vai se responsabilizar por retirar o lixo de suas margens.

Em relação à memória, dentre as principais obras estão o Complexo do Porto, com a revitalização do Cais do Porto, a Orla do Porto 2, que já foram lançadas, e a revitalização completa, requalificação e ampliação do Mercado do Porto, que deve ser lançada ainda nesta semana.

Mercado do Porto hoje (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Saúde

Uma das grandes comemorações de Emanuel Pinheiro em relação à saúde é a realização do sonho do Hospital Municipal de Cuiabá. “Quero agradecer ao presidente Temer, de público, mais uma vez, foi ele que nos possibilitou R$100 milhões do programa Chave de Ouro para concluir, e vamos entregar a segunda etapa na semana que vem, a maior obra em saúde pública da história de Mato Grosso, dos 300 anos de Cuiabá, que é o novo Hospital Municipal de Cuiabá, o HMC, que dentro dele vai funcionar o novo modelo do Pronto Socorro da capital”, disse, na última terça-feira.

Inauguração do HMC (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Para os próximos anos da gestão, seu foco também será totalmente esse. “Em maio eu entrego 100% do Hospital Municipal de Cuiabá, e a partir dele eu vou me dedicar a consolidá-lo e vou manter o hospital, o atual Pronto-Socorro. Eu vou manter ali a pediatria e 50 leitos de retaguarda funcionando. Vou fechar o primeiro andar e o subsolo para preparar a grande reforma para entregar ainda na minha gestão, se Deus quiser, eu ainda vou anunciar isso, o Hfam, Hospital da Família, que vai ser um materno-infantil com leitos de retaguarda, com uma ala para idosos, ala para cuidados paliativos e alas para psiquiatria”, afirmou.

Ainda sem fazer compromisso, o prefeito também comentou sobre a possibilidade de entregar ainda no segundo semestre de 2019 a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Verdão, e em 2020 a UPA Jardim Leblon, além de restaurar a atenção básica do município. “Nesse segundo período do meu mandato eu vou continuar atento a todas as áreas, mas com prioridade, um investimento e uma atenção toda especial à saúde pública. Além de ajudar junto com o Estado e a União a resolver o problema da Santa Casa de misericórdia, que já estamos envolvidos nisso”.

Educação

No primeiro evento de entregas dos 300 anos de Cuiabá, que aconteceu em 28 de março, o prefeito ainda citou uma série de realizações que fará na educação da capital. Dentre elas, estão, por exemplo, a entrega do 300º ar condicionado do programa ‘climatizar é humanizar’, entrega da reforma total da creche Mariana Fernandes Tadeu e da nova biblioteca da Praça Clóvis Cardoso, dentre outras. Os eventos dos 300 anos podem ser acessados AQUI

Prefeito entregando os kits de uniformes escolares para alunos da rede pública (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

“Cuiabá é palco de todos esses engodos universais que valorizam o ser humano, valorizam o cidadão. Esse orgulho de morar nessa terra solidária, calorosa, calorenta, hospitaleira, devota, fiel, com uma fé cristã inabalável, e que ao longo desses 300 anos se transformou numa das mais envolventes e, para mim, a melhor capital do país”, comemorou o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet