Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Imeq vai fiscalizar os tacógrafos nos veículos

Os tacógrafos dos veículos de transporte de produtos perigosos serão aferidos a partir desta segunda-feira (31.08) pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT) órgão delegado ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), e vinculado a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).


O cronotacógrafo, mais conhecido com tacógrafo, é um equipamento que registra velocidade, tempo e distância percorrida é obrigatório em caminhões com peso bruto acima de 4.536 Kg e em automóveis que transportam passageiros com mais de dez lugares. A partir desse ano (2009), os instrumentos também devem ser verificados periodicamente pelo Imeq/Inmetro.

Para sanar duvidas sobre o cronotacógrafo, o presidente do Imeq-MT, Jair José Durigon explica que “é um instrumento importante para segurança do trânsito, utilizado para registrar velocidade e tempo e distância e a relação entre estes. Permitindo dessa forma aos reguladores e aos agentes fiscais constarem se estão sendo atendidos os requisitos legais, tanto em relação ao veiculo como de seu condutor. Ao Imeq cabe verificar se a instalação e reparo desse instrumento foi adequadamente feita pelas oficinas autorizadas, bem como se o instrumento está registrando corretamente os dados de distância, velocidade e tempo”, disse Durigon.

Durigon destaca que a importância do uso do cronotacógrafo vem crescendo ao longo dos anos em consequência do número de acidentes fatais, envolvendo ônibus e caminhões. “O instrumento inibe os excessos e vai ajudar a reduzir os acidentes, uma vez que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do veículo”, observou.

O processo de aferição obrigatória em veículos de transporte de produtos perigosos considera a categoria de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Os próximos veículos a serem verificados serão os escolares, coletivos de passageiros e veículos de carga em geral.

Outras informações sobre o assunto estão disponibilizadas no site www.inmetro.rs.gov.br/cronotacografo.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet