Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Fiemt realiza o maior evento de responsabilidade social de Mato Grosso

“Nossas atividades produtivas têm que estabelecer novos conceitos e valores. Então, promover um evento desta magnitude em Cuiabá, só reforça e demonstra claramente que não só empresas do Estado, como toda a sociedade, estão engajadas para construir um verdadeiro modelo de desenvolvimento sustentável. Este, com certeza, foi o maior evento de responsabilidade social de Mato Grosso”. A afirmação é do 1º vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, feita durante o ‘Empresas & Comunidades 2009’, ocorrido nos dias 26 e 27 de agosto, na sede da instituição.


O evento reuniu na capital as principais entidades relacionadas ao assunto, para ministrar palestras, debater sobre o tema e expor cases de sucesso. O ‘Empresas & Comunidades 2009’ foi realizado pela Fiemt e Fundação Latinoamericana Avina. “A Federação não foi apenas o primeiro patrocinador do evento em Mato Grosso, mas principalmente co-organizador do mesmo, o que demonstrou sua postura e responsabilidade com o desenvolvimento local”, avaliou o presidente da Avina, Miguel Milano.

O ‘Empresas & Comunidades’ esteve em sua primeira edição em Mato Grosso, mas já foi realizado em outros Estados. Tem como característica principal o fato de beneficiar milhares de pessoas nos locais onde se realiza, uma vez que além de levar informações e agregar experiências diversas nos ramos da responsabilidade social e ambiental, promove parcerias com empresas que, durante o evento, destinam recursos financeiros às entidades da região. No Estado, a iniciativa movimentou R$ 340 mil em doações, que beneficiaram nove Organizações Não-Governamentais (ONGs) mato-grossenses.

No primeiro dia de evento, além da assinatura dos patrocínios, houve palestras do diretor executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Emerson Casali, abordando a ‘Sustentabilidade Ambiental, Social e Econômica – O papel da empresa no contexto de crise’, e do presidente da Avina, Miguel Milano, que discorreu sobre ‘Responsabilidade Social e Investimento Social Privado: o que isso tem a ver com a sustentabilidade das empresas?’. A Fundação André Maggi fechou o dia de evento com uma apresentação cultural do seu Programa de Formação de Jovens Bailarinos.

O diretor adjunto do Instituto Akatu, Ricardo Vacaro, iniciou as atividades da quinta-feira (27), palestrando ‘Oportunidades e Desafios em busca da Sustentabilidade Ambiental’. Em seguida, uma mesa redonda debateu os casos empresariais, com a participação do gerente de Responsabilidade Social do Instituto Lojas Renner, Jair Kievel, da executiva Sênior do Instituto HSBC Solidariedade, Claudia Malschitzky, da presidente do Projeto Unimediano de Ação Social (Pró-Unim) da Unimed-Cuiabá, Ivana Pigatto Kamil Fares, e do superintendente Executivo do Instituto Ação Verde, Paulo Borges.

Dando continuidade ao evento, a coordenadora de parcerias do Instituto Ethos, Ana Letícia Silva, apresentou o tema ‘Oportunidades e Desafios em busca da Sustentabilidade Social e Econômica’. A mesa redonda seguida foi composta pela supervisora de Desenvolvimento Social do Grupo André Maggi, Juliana Lavor, pelo diretor de Artes do Instituto Cultural Flauta Mágica, Maestro Gilberto Mendes, pela gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Rede Cemat, Daniela Lepinsk Romio, e pela especialista de Projetos Sociais da Fundação Itaú Social, Márcia Silva Quintino. Ambas discussões foram mediadas pelo jornalista e secretário-adjunto da Secretaria de Comunicação do Estado, Onofre Ribeiro.

O ‘Empresas & Comunidades 2009’ reuniu aproximadamente 350 participantes e encerrou com a apresentação do projeto ‘Puríssima com a Corda Toda’ e shows da cantora Bruna Viola e do guitarrista Lucas Franzner. Os cerca de 700 litros de leite arrecadados no ato da inscrição do evento serão doados a três entidades de Mato Grosso: Projeto Nossa Casa, Creche Caminho Redentor e Instituto Mato-grossense Adventista de Apoio a Criança (Adra-Imac)

PARCEIROS E APOIADORES -
Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Lojas Renner, Lojas Renner, Unimed Cuiabá, Fundação André Maggi, Grupo André Maggi, Fundação Itaú Social, Refrigerantes Marajá, Rede Energia (Cemat), Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) e TV Cidade Verde.

BENEFICIADOS - Projeto Siminina, Projeto Ciranda Música e Cidadania, Associação Criança Feliz (Acrife), Operação Amazônia Nativa (Opan), Pro-Unim, Ecotrópica, Associação Espírita Wantuil de Freitas, Instituto Ação Verde, Instituto Cultural Flauta Mágica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet