Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Padronização de cavaletes e ramais vai reduzir desperdício de água em Cuiabá

Com o objetivo de reduzir as perdas com a água tratada em Cuiabá e, consequentemente, reduzir custos, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) iniciou os serviços de padronização de todos os ramais e cavaletes das residências de Cuiabá. Inicialmente os trabalhos serão realizados nos bairros São João Del Rey, Osmar Cabral, Fortaleza, Liberdade e Vila Nova.


A meta, segundo a diretora comercial da Sanecap, Cilbene Lobão, é padronizar 100% dos serviços. “Com esse trabalho vamos reduzir o desperdício com a água tratada, que hoje chega a 45%”.

A perda com a água tratada, de acordo com Cilbene Lobão, acontece por causa de vazamentos e sistemas hidráulicos ilegais (ligações clandestinas). Do total das perdas, 54% acontecem nos ramais domiciliares, 36% nos cavaletes e 10% nas redes.

Atualmente, estão cadastradas na Sanecap 138.732 ligações domiciliares (residencial, comercial, industrial e demais categorias), sendo que destas 112.211 já estão hidrometradas.

A padronização será feita de acordo com as normas estabelecidas pela Sanecap, que determina que sejam usadas peças e conexões resistentes às intempéries e que dificultem ao máximo a violação e o furto. “Para que a redução das perdas aconteça é importante a participação do usuário nesse processo fazendo o controle interno das instalações de água quanto aos vazamentos e desperdício da unidade consumidora”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet