Olhar Direto

Sábado, 18 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Conflito na saúde

Temor é que a situação na capital se reflita no interior

Temeroso que situação delicada da Saúde em Cuiabá possa afetar diretamente municípios do interior do estado, devido a um conflito entre médicos e gestão municipal, o Cosems-MT (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso) enviou um ofício ao prefeito Wilson Santos (PSDB) para formalizar apoio ao chefe da pasta de Saúde, cujo cargo foi pedido entre a pauta de reivindicações dos médicos.


Ao todo, 66 médicos lotados no, Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC),e no PSF (Programa de Saúde Familiar) já pediram demissão, sendo que 22 são cirurgiões. O desligamento é uma forma de protesto à falta de condições do exercício pleno da medicina, difícil relacionamento com Luiz Soares, e reivindicações salariais. Apenas 50% do efetivo se mantêm em atividade, segundo os médicos em forma de doação à população, para atender casos de urgência e emergia.

Com a paralisação dos médicos e contínuas demissões, o caos na saúde pode se alastrar e afetar os municípios do interior os quais encaminham pacientes de alta complexidade ao HPSMC, hospital referência estadual. Vale lembrar que a unidade de pronto atendimento de Cuiabá também recebe clientes de outros estados e até da Bolívia.

O oficio de nº238/2009 foi enviado na quinta-feira (03), foi assinado pelo presidente do Conselho, Mário Lemos, secretário de Tangará da Serra, pela vice-presidente, Adréia Fabiana dos Reis e pela secretária geral, Elizeth Lúcia Araújo. Leia o documento na íntegra:

COSEMS

Exmo. Senhor Prefeito


Cumprimentando-o cordialmente, vimos através deste, encaminhar a Vossa Excelência o Manifesto dos Gestores Municipais de Saúde de Mato Grosso em apoio ao Secretário Municipal de Saúde de Cuiabá (em anexo).

Agradecemos antecipadamente e nos colocamos a disposição de eventuais esclarecimentos.


Anexo:


MANIFESTO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE EM APOIO AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CUIABÁ

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), neste ato por seu Presidente, Mário Lemos de Almeida, Secretário de Saúde de Tangará da Serra, juntamente com sua Diretoria Executiva que representa 141 Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, vem manifestar a preocupação diante dos conflitos internos vivenciados pelo ilustre gestor da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, Sr. Luiz Soares, e os desdobramentos que poderão comprometer o processo de aprimoramento porque passa a saúde pública de Mato Grosso como um todo.

Acreditamos na melhoria que a Saúde pública de Mato Grosso vivencia desde o início dessa gestão onde Cuiabá atua como protagonista principal no processo de resguardar os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde.

Preocupa-nos uma eventual interrupção no processo, que poderá levar a uma retrocesso que prejudicará diretamente todos os municípios do Estado, visto ser a capital o eixo central onde gira todo Sistema Único de Saúde do Estado.

Cuiabá, 03 de setembro de 2009
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet