Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Pesquisa da TOTVS

Varejo cresce pelo décimo mês seguido em todos o país: investimento em canais digitais é um dos fatores deste avanço

Foto: Assessoria

Varejo cresce pelo décimo mês seguido em todos o país: investimento em canais digitais é um dos fatores deste avanço
O ano de 2022 está sendo muito positivo para o Varejo. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), agosto marcou o décimo mês seguido de crescimento do segmento e registrou um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período em 2021. Uma das razões desta melhora nas vendas foi o investimento em plataformas digitais feito nos últimos anos, uma vez que 94% dos varejistas possuem pelo menos um canal de vendas online. Esse dado é do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Varejo – estudo da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas.


Leia mais:
Gado impulsiona ocupação de terras públicas na Amazônia; município de MT tem seis bois por pessoa


No entanto, quando o assunto é fonte de receita, o estudo mostra que as lojas físicas ainda representam a maior parte do faturamento do varejo, sendo responsáveis em média por 67% da receita, enquanto os canais digitais representam 14% do faturamento médio e contatos com representante ou telefone, 19%. Para o diretor-executivo da TOTVS Centro Norte, Jonkel Magalhães, os investimentos em canais digitais realmente foram impulsionados nos últimos anos, mas também é preciso se manter atento à experiência dos consumidores nas lojas físicas.



“Hoje, a empresa que entende esse novo comportamento dos consumidores, precisa estar atenta também ao conceito de policanalidade para garantir integração entre canal físico e digital e atender às expectativas dos clientes. Com ajuda da tecnologia é possível viabilizar uma operação omnichannel é trazer consistência para o negócio em qualquer canal de atuação”, destaca Jonkel.



O Machadão Atacadista é um exemplo de empresa do segmento que já investe em soluções tecnológicas para otimizar sua gestão e aumentar as vendas, além de oferecer aos clientes o melhor atendimento possível. Com a ajuda da TOTVS Centro Norte, a companhia implantou as soluções TOTVS Distribuição e Varejo - Linha Winthor, TOTVS Distribuição e Varejo WMS - Linha Winthor, TOTVS Varejo Supermercados PDV, TOTVS Pagamento TEF, TOTVS Performance e Gestão e o sistema BI by Targit, possibilitando melhorias operacionais na gestão e controle de estoque, aprimoramento no controle de indicadores para uma melhor tomada de decisão, e redução de custos por meio de processos estruturados e uma melhor experiência no PDV. Com todos estes ganhos, o Machadão Atacadista expandiu sua operação com a abertura de mais três lojas no estado do Mato Grosso.

“Antes, estávamos nos apoiando em um sistema de mercado já bastante defasado e que não atendiam os planos de expansão da empresa. A ferramenta exigia muito trabalho manual e, consequentemente, um desperdício de tempo que poderia ser dedicado em outras atividades operacionais. Após o investimento e implantação de soluções inteligentes da TOTVS, aumentamos a produtividade, conseguimos integrar e automatizar os processos e informações estratégicas de todas as lojas em tempo ágil. Todos estes benefícios foram essenciais para a construção de mais três unidades novas, uma delas com 50.000 m² de área total. Hoje, podemos dizer que a tecnologia não é um empecilho e sim uma alavanca para o crescimento”, afirma Jairo Daniel, gerente de TI do Machadão Atacadista.

Apesar do avanço da digitalização dos últimos dois anos principalmente, varejistas brasileiros ainda estão em processo de adaptação às ferramentas tecnológicas. O índice de produtividade tecnológica do setor registrou 0,43 pontos, em uma escala de 0 a 1, que avalia o nível de produtividade tecnológica com base no uso de ERPs e outras soluções complementares, a partir de indicadores de internalização de tecnologias e ganho de performance.  O estudo ainda aponta que apenas 5% dos varejistas entrevistados estão na ponta da produtividade, ou seja, atingindo 0,75 pontos no IPT.

Para a elaboração da pesquisa foram realizadas 673 entrevistas, considerando empresas nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou superior a R$2 milhões em todas as regiões do país. Entre o público, foram ouvidos varejistas de diversos segmentos, com a seguinte representação em termos de quantidade de lojas: 27% food service; 15% supermercados de proximidade (mercados de bairro ou pequenas unidades de grandes redes); 14% moda (vestuário, calçados e acessórios); 12% farmácias e drogarias; 10% supermercados, hipermercados e atacarejos; 8% beleza e cosméticos; 7% home centers e lojas de materiais de construção; e, por fim, 6% automotivo e concessionárias.
Para conferir o estudo na íntegra, acesse: https://conteudo.totvs.com/paper-ipt-varejo
 
Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para 70 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$ 2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia. Para mais informações, acesse: www.totvs.com.br

Informações da TOTVS para a imprensa: 

Ideal H+K Strategies - totvs@idealhks.com
Catherine Barros - catherine.barros@idealhks.com - (11) 95241-1620
Felipe Mazorca – felipe.mazorca@idealhks.com – (11) 98932-9543
Tatiana Americano – tatiana.americano@idealhks.com - (11) 99158-0476


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet