Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

CCZ vistoria mais de 200 mil imóveis em dois meses no combate à dengue

Mais de 200 mil imóveis foram vistoriados entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano por agentes de endemia no trabalho de combate à dengue no município de Cuiabá. Desse total, foram encontrados focos do mosquito da dengue em cerca de 5 mil. Os imóveis incluem casas residenciais, comércios, apartamentos, quitinetes, terrenos baldios e pontos estratégicos. A meta da Secretaria de Saúde de Cuiabá é de fazer sete vistorias em 100% dos domicílios, durante 2009.


A veterinária Alessandra Carvalho, coordenadora do Programa de Controle da Dengue, explica que alguns domicílios são visitados mais de sete vezes, de acordo com a necessidade, quando o Ministério da Saúde preconiza seis visitas.

No mês de janeiro, os 300 agentes de endemia vistoriaram 138 mil imóveis, classificados da seguinte forma: 83.027 casas domiciliares; 9.970 apartamentos; 13.606 quitinetes, 14.475 terrenos baldios, 15.606 comércios; 2.103 pontos estratégicos e 352 órgãos públicos. “Os pontos estratégicos são locais como oficinas, cemitérios e ferros-velho”, esclarece a técnica, informando que, desses imóveis visitados em janeiro, 3.171 deram “positivo para a dengue”. Ou seja, neles foram encontrados focos do mosquito Aedes aegypti.

Quanto às vistorias em apartamentos e quitinetes, são feitas mediante prévia autorização do síndico para que os agentes possam entrar no condomínio e realizar o trabalho com a presença do morador do apartamento. “O mosquito da dengue é democrático. Ela está em todos os lugares, em todas as classes sociais”, alerta a veterinária.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet