Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

NÍVEL MÉDIO

Resultado preliminar do concurso da Limpurb é divulgado; candidatos apontam inconsistências e relatam prejuízo na pontuação final

Foto: Reprodução

Resultado preliminar do concurso da Limpurb é divulgado; candidatos apontam inconsistências e relatam prejuízo na pontuação final
O concurso da Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana), realizado no dia 25 de setembro, teve problemas com os resultados dos gabaritos nas provas de nível médio, que contou com mais de 19 mil inscritos. As reclamações dos alunos são de que as notas não batem com os gabaritos oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (SELECON), o que, consequentemente, diminuiu a pontuação de diversos concurseiros. Por meio de nota, o instituo respondeu que o arquivo com as notas saiu com erro por conta de uma falha operacional e que o arquivo correto com as notas preliminares de todos os candidatos já está disponível aqui no site. Leia a nota completa ao final da matéria



Leia mais: 
Várzea Grande entrega três novas unidades escolares em outubro; investimentos de R$ 250 mil para Educação

Os que se sentirem lesados terão a quinta e sexta-feira, 13 e 14 de outubro, para apresentarem recursos contra a divulgação. Professor Luiz Antônio de Carvalho, que ministrou cursinho para o certame, disse estar preocupado por não saber se a Selecon terá condições operacionais para analisar a situação das mais de dez mil pessoas inscritas para o médio.

“Então, quando saiu a divulgação do cartão-resposta, constou que eu acertei 48 questões e anularam uma questão, ou seja, no total foram 49 questões de 60. Ontem quando fui conferir novamente, o gabarito estava totalmente divergente do que foi me apresentado antes”, disse um candidato prejudicado que tentou vaga para técnico administrativo de serviços funerários.



"A prova tinha 60 questões de Nível médio para agente administrativo funerário. Na segunda a noite meu gabarito estava certo. Eu tinha 12 erros na prova. Hoje está assim, 25 erros. Tenho um total de 31 pontos até a questão número 40. + 51 pontos da questão 41 a 60, totalizando 82 pontos. E no resultado me deram 69 pontos" reclamou outro postulante às vagas de técnico de serviços funerários, que teve 3082 inscritos. 



Professor LAC, que ministrou aulas de cursinho para o certame, relatou ao Olhar Direto que recebeu mais de cem reclamações de alunos que foram lesados nas vagas de nível médio.

“Ontem, em torno das 11h da manhã, centenas de alunos entraram em contato comigo dizendo que os gabaritos oficiais não eram os mesmos para os alunos”, disse LAC acrescentando que a Selecom já tem conhecimento dos erros, porém, até o momento, ainda não publicou oficialmente as devidas retificações.

“No caso só posso entrar com recursos contra esse resultado amanhã e ainda não houve nenhum posicionamento por parte da selecom no site”, disse um concurseiro. Os lesados pelas falhas devem apresentar recursos contra as divulgações oficiais nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14).

Outro problema apresentado por LAC foi a ausência de publicação da relação dos inscritos no concurso, bem como a desorganização no dia da aplicação. Segundo o professor, isso diminui o controle social da prova. “Se tivesse a relação, por exemplo, dava pra comparar se não brotaram nomes na ista. Então o controle social foi prejudicado pela não publicação da lista”.

“A consequência disso, minha preocupação não é quando você reduz a nota do aluno. Se existem erros de redução da nota do aluno pode acontecer mais oque? Majoração da nota dos alunos. quem garante isso?. Porque concurso publico é coisa mito sério, estamos mexendo com o sonho de vida de pessoas. E ai eles publicaram essa lambança. Estamos falando de mais de dez mil pessoas”, questionou.

Procurada pela reportagem, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana  respondeu que até o momento não foi notificada e não reccebeu reclamações sobre erros no gabarito oficial do Concurso Público.

Que atendendo aos requisitos legais, a Selecon foi contratada para organização do concurso, sendo a responsável por todos os trâmites. 

"A Limpurb reforça que o edital do concurso público contém o cronograma de divulgação de resultados e está no prazo para divulgação sendo possível aos candidatos apresentar contestação ou interpor recurso", diz trecho da nota

Nota da Selecon

PREZADOS CANDIDATOS E CANDIDATAS QUE REALIZARAM A PROVA OBJETIVA DO CONCURSO DA LIMPURB, NO DIA 25 DE SETEMBRO, PARA OS CARGOS DE AUXILIAR DE ATENDIMENTO DE EMPLACAMENTO URBANO, TÉCNICO ADMINISTRATIVO E TÉCNICO ADMINISTRATIVO DE SERVIÇOS FUNERÁRIOS, POR UMA FALHA OPERACIONAL O ARQUIVO COM AS NOTAS, PUBLICADO NO ÚLTIMO DIA 11, SAIU COM ERROS. POR ISSO, EM NOME DA TRANSPARÊNCIA, O INSTITUTO SELECON JÁ DISPONIBILIZOU, NO SITE (www.selecon.org.br), O ARQUIVO CORRETO, COM AS NOTAS PRELIMINARES DE TODOS OS CANDIDATOS. 
 
VALE RESSALTAR QUE, CONFIRME O CRONOGRAMA DO CERTAME, QUEM DISCORDAR DO RESULTADO, PODERÁ INTERPOR RECURSO NESTA QUINTA, 13, E SEXTA, 14 DE OUTUBRO.
 
EM RELAÇÃO AO RESULTADO PRELIMINAR DOS DEMAIS CARGOS, COM AS NOTAS DA PROVA OBJETIVA, O ARQUIVO ESTÁ CORRETO.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet