Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

21 edições

10 grandes zebras na história das Copas do Mundo

Foto: Divulgação/Reprodução

10 grandes zebras na história das Copas do Mundo
É bem verdade que, em 21 edições, apenas oito países diferentes foram campeões mundiais no futebol masculino, formando um grupo seleto de vencedores. Mas, apesar de estar composto apenas de seleções europeias e sul-americanas, algumas equipes de fora desse eixo já protagonizaram diversas zebras e histórias inesperadas na competição.

 
Diante das imprevisibilidades do futebol, a Copa do Mundo 2022, que começará no próximo dia 20 de novembro, pode ser um prato cheio para quem deseja investir em alguma nova surpresa. Das dez seleções menos cotadas ao título nas casas de apostas, quatro já foram pelo menos quadrifinalistas de um Mundial.
 
Ao lado da Arábia Saudita, a Costa Rica (quartas de final em 2014) é considerada o maior azarão deste Mundial, com odds que pagam 1.000,00 para cada 1,00 investido. Camarões (quartas em 1990) e Gana (quartas em 2010) podem render até 300,00 para os apostadores, enquanto a Coreia do Sul (semi em 2002) tem uma cotação de 250,00.
 
Por isso, antes de duvidar de alguma surpresa no Catar, é bom conhecer a história de dez seleções que aprontaram e fizeram história em edições passadas da maior competição de futebol do planeta.
 
Estados Unidos – Copa de 1930, no Uruguai
 
Conhecidos por dominarem grande parte das modalidades esportivas no mundo, os norte-americanos até hoje seguem longe do topo do futebol, fato que já gerou até uma brincadeira do presidente da Fifa durante a cerimônia que anunciou os Estados Unidos, México e Canadá como sede da Copa de 2026. Mesmo não sendo uma grande referência no esporte mais popular do planeta, os “Yankees” surpreenderam logo na primeira edição do torneio, disputada em 1930 no Uruguai, chegando às semifinais e terminando na terceira colocação.
 
Uruguai – Copa de 1950, no Brasil
 
Impossível falar em zebras na história das Copas e não lembrar do “Maracanazo”. Jogando em casa diante do maior público da história dos Mundiais (173.850 pessoas presentes), com um time muito melhor e atropelando seus adversários, a Seleção Brasileira precisava apenas de um empate no último jogo da fase final do torneio. Depois de sair na frente no placar, o time verde e amarelo sucumbiu diante dos uruguaios, levou uma inesperada virada e ficou com o vice-campeonato.
 
Camarões – Copa de 1990, na Itália
 
Repetindo o sucesso de Marrocos quatro anos antes, os “Leões Indomáveis” foram um pouco mais longe, chegando às quartas de final e terminando na quinta posição. Camarões passou por um grupo que tinha Argentina (atual campeã mundial), União Soviética (atual campeã olímpica) e o forte time da Romênia e eliminou a Colômbia nas oitavas, parando somente diante da Inglaterra na prorrogação, por 3 a 2.
 
Senegal, Coreia do Sul e Turquia – Copa de 2002, na Coreia e Japão
 
O primeiro Mundial disputado em dois países foi de longe o que teve mais surpresas. A primeira delas foi protagonizada por Senegal, que, não apenas bateu a França, então detentora do título mundial, logo no primeiro jogo do torneio, como foi até as quartas de final, perdendo somente para a Turquia.
 
A seleção turca foi outra que deu o que falar na Ásia: chegou às semifinais, dando muito trabalho para o Brasil (assim como já havia feito na partida de estreia) e terminou na terceira colocação, batendo na disputa do “bronze” a Coreia do Sul, que, jogando em casa, foi mais longe do que se esperava, deixando para trás equipes como de Portugal, Itália e Espanha.
 
Costa Rica – Copa de 2014, no Brasil


 
Imagine cair num grupo com três campeões mundiais. Foi o que aconteceu com os costarriquenhos no Mundial disputado no Brasil. Após vencerem o Uruguai e a Itália e empatarem com a Inglaterra, passando em primeiro lugar, “Los Ticos” ainda despacharam a Grécia e seguraram a Holanda por 120 minutos nas quartas de final antes de serem eliminados na decisão por pênaltis.
 
Croácia – Copa de 2018, na Rússia
 
Não que os croatas não tenham time para disputar em alto nível uma Copa do Mundo, mas, numa competição que contava com pelo menos outras oito grandes favoritas, ver a Croácia chegar à decisão foi um tanto quanto surpreendente. Depois de aplicar sonoros 3 a 0 na Argentina na primeira fase, o time xadrez passou por Dinamarca, Rússia e Inglaterra antes de cair para a França na final.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet