Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Como funcionam as soluções de Geração Distribuída de energia solar

Foto: Divulgação

Como funcionam as soluções de Geração Distribuída de energia solar

Você já ouviu falar sobre as soluções que oferecem desconto na conta de luz por meio da geração distribuída de energia solar? Relativamente novas, tanto que ainda nem existe uma definição clara quanto à categoria desse serviço (algumas empresas oferecem o conceito de energia solar por assinatura), conhecer essas alternativas pode ajudar na economia doméstica.

Geralmente são startups greentech ou energy tech que oferecem esse serviço que funciona da seguinte maneira: ao se tornar um cliente, você é conectado a uma usina que gera eletricidade por meio de fontes renováveis, como solar e eólica, a energia é injetada na rede elétrica da sua cidade e o excedente gera créditos de energia, que são convertidos em desconto de até 15% na conta.

Além de economizar, a pessoa contribui com a preservação do planeta, um tema bastante pertinente, discutido em diversas produções jornalísticas e cinematográficas.

“Existem documentários incríveis sobre meio ambiente e aquecimento global nas plataformas de streaming que aproximam o público do problema ao explicarem de maneira didática e com imagens impressionantes”, comenta Nayara de Azevedo do Late Night Streaming.

Quem pode aderir?

Qualquer pessoa física, desde que seja titular de uma conta de luz dentro da subclasse residencial ou comercial, e não faça parte de nenhum programa de benefício tarifário como a Tarifa Social do Governo Federal, pode adotar uma solução de desconto em conta de energia elétrica, independentemente de morar em casa, apartamento ou imóvel alugado. 

Com o cadastro aprovado, a empresa que representa você junto a usina produtora de energia limpa e junto a concessionária de energia do estado, comunica que sua instalação elétrica passará a receber créditos de energia.

Dentro do prazo estabelecido, a concessionária de energia confirmará seus dados cadastrais e a regularidade da sua instalação para incluir os créditos de energia em sua conta de luz.

Em um período que varia de um a três meses, você recebe uma conta de energia limpa e mais barata, já com os créditos de energia aplicados para reduzir o valor a pagar em até 15% - embora esse desconto não seja aplicado nos encargos cobrados para cobrir os gastos com iluminação publicação.

A Geração Distribuída é regulamentada no Brasil pela Resolução Normativa Nº482/2012 e Nº687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Preciso pagar alguma coisa para fazer parte da geração distribuída?

A maioria das empresas que oferecem desconto na conta de luz por meio da dupla Geração Distribuída e Créditos de Energia, não cobra taxa de adesão ou mensalidade.

Os planos oferecem desconto progressivo de acordo com o tempo em que você será um cliente – alguns planos não possuem fidelidade, em outros o tempo varia de um a dois anos e o plano pode ser renovado no fim do ciclo.

Como aderir a uma solução que oferece desconto na conta de luz?

As startups que oferecem desconto na conta de luz pela geração distribuída incluem novos clientes por meio de um processo 100% digital, só é preciso fornecer alguns dados pessoais, endereço e o número da instalação elétrica.

E você continua sendo um cliente da concessionária de energia do seu estado normalmente, a diferença é que passa a receber uma conta de luz abastecida com energia limpa e mais barata.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet