Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

OPERAÇÃO GUARDIÕES DO BIOMA

PM apreende dois tratores e equipamentos para exploração ilegal de madeira em área de vegetação nativa amazônica

Foto: Batalhão Ambiental

PM apreende dois tratores e equipamentos para exploração ilegal de madeira em área de vegetação nativa amazônica
O Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental realizou fiscalização após alerta expedido pela Secretaria de Meio Ambiente no município de União do Sul e identificou pontos de desflorestamentos em propriedade rural que promovia extração ilegal de árvores em área remanescente de vegetação nativa do bioma amazônico. Dois tratores, sendo um Pá Carregadeira com Garfo (implemento utilizado para mover e embarcar toras de madeira em caminhões) e um pneumático com lâmina e periquito (equipamento para arrastar toras de madeiras na mata) e uma motosserra.


Leia mais:
Rotam fecha dois garimpos ilegais e apreende maquinários usados para exploração
 
Os maquinários localizados no interior da área em que ocorreu a exploração florestal, foram destruídos/inutilizados pelos agentes ambientais, a medida foi imprescindível para desmotivar a continuidade da atividade ilegal.
 

Consta da ocorrência que o BPMPA recebeu alerta expedido pela Sema durante a Operação Guardiões do Bioma, com intuito de fortalecer as ações no combate ao desmatamento ilegal na região amazônica.

Na propriedade rural em questão, próximo a MT-423, as viaturas policiais adentraram a estrada com dificuldades e avistaram um suspeito saindo de dentro da mata em uma motocicleta. Ao tentar realizar abordagem, o suspeito empreendeu fuga.
 
Dando continuidade, foi realizado acompanhamento da motocicleta, não sendo possível a abordagem. Durante o percurso a pé pela equipe de fiscalização foram localizados pontos com coleta seletiva desordenado com a extração de indivíduos arbóreo em área remanescente de vegetação nativa do bioma amazônico.

Seguindo diligências, foi visualizado pela equipe em uma esplanada dois tratores, sendo um trator Pá Carregadeira com garfo (implemento utilizado para mover e embarcar toras de madeira em caminhão), e um trator pneumático com lamina e periquito(equipamento para arrastar toras de madeiras da mata). Também foi localizado um motosserra.

Os maquinários localizados no interior da área em que ocorreu a exploração florestal, foram destruídos/inutilizados, a medida foi imprescindível para desmotivar a continuidade da atividade ilegal.

O infrator não localizado mas a ação produziu documentos de Auto de Inspeção, Termo de Apresentação, Termo de Destruição e Boletim de Ocorrência. As atividades da operação começaram no dia 1 de novembro e terminarão no dia 14.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet