Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Pesquisa aponta que um em cada cinco paulistas é sedentário

Pesquisa realizada pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que um em cada cinco paulistas --19,4%-- é sedentário, ou seja, não pratica 30 minutos de atividades físicas acumuladas diárias, cinco dias por semanas, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em contra partida, 64,7% dos entrevistados no estudo são considerados ativos.


Em 2008, a secretaria ouviu 2.600 pessoas de ambos os sexos, acima de 14 anos, de diferentes faixas etárias, escolaridade, classes sociais e profissões na cidade de São Paulo e outras 13 regiões do Estado. O trabalho foi realizado em parceria com o Celafiscs, de São Caetano do Sul.

Aqueles que não praticam nada de atividade física, os totalmente sedentários, são 3,4% dos participantes da pesquisa. Outros 7,4% informaram que realizam atividades em tempo e quantidade de dias insuficientes. E 8,6% erram ou no tempo ou no número de dias em que praticam exercícios.

O levantamento também apontou aumento do número de paulistas ativos ou muito ativos fisicamente. Dos entrevistados, 64,7% foram considerados ativos --acumulam ao menos 30 minutos diários de exercícios--, e 15,9%, muito ativos, ou seja, fazem até mais do que o recomendado. Em 2006 a porcentagem dos considerados ativos ou muito ativos foi de 62,1% e 13,4%, respectivamente.

Para a realização do estudo foi aplicado questionário internacional da atividade física, o Ipaq (sigla em inglês de International Phisical Activity Questionnaire). A cidade de Curitiba foi utilizada como área de controle, para efeito comparativo. O índice de ativos na capital do Paraná, num universo de 400 entrevistados, caiu de 70,5% para 52,8% entre 2006 e 2008, e o de muito ativos subiu de 11,8% para 16,8%. O percentual de curitibanos totalmente sedentários cresceu de 3,9% para 9,8% no mesmo período.

A pesquisa apontou, ainda, que as mulheres continuam sendo mais ativas fisicamente que os homens. Entre os entrevistados do sexo masculino houve 58,3% de ativos e 19,9% de muito ativos. Já entre as mulheres foram 71% de ativas e 11,9% de muito ativas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet