Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

COP-27

Doutor em Ecologia destaca redução de desmatamento ilegal em MT durante evento no Egito

Foto: Secom-MT

Doutor em Ecologia destaca redução de desmatamento ilegal em MT durante evento no Egito
O cientista americano doutor em Ecologia e presidente do Earth Innovation Institute, Daniel Nepstad, elogiou a atuação do governador Mauro Mendes na redução do desmatamento ilegal em Mato Grosso. A declaração foi dada durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-27), em Sharm El Sheik, no Egito, nessa quinta-feira (17).

 
Leia Mais:
Mauro sai em defesa do agro e diz que Lula foi infeliz ao dizer que setor se opõe ao meio ambiente
 
De acordo com o cientista, o Estado tem feito sua parte e, nesse ritmo, conseguirá atingir a meta de neutralizar as emissões de carbono até 2035. Daniel Nepstad acredita que trabalho feito pelo Governo do Estado vai possibilitar atingir metas de redução de carbono. "Mato Grosso saiu do patamar de 8 mil km² de desmatamento ilegal por ano para menos de 1 mil km². O total da contribuição mato-grossense tem sido de 1 bilhão de toneladas de carbono que não entrou na atmosfera pela redução de desmatamento", disse ele, que também é co-fundador do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
 
A redução do desmatamento ilegal faz parte de um conjunto de 12 estratégias para neutralizar as emissões de carbono até 2035 em Mato Grosso, via programa Carbono Neutro MT, lançado no ano passado. "Mato Grosso saiu do patamar de 8 mil km² de desmatamento ilegal por ano para menos de 1 mil km². O total da contribuição mato-grossense tem sido de 1 bilhão de toneladas de carbono que não entrou na atmosfera pela redução de desmatamento", disse ele, que também é co-fundador do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia).
 
COP-27
 
Juntamente com outros representantes do Estado e do setor produtivo e ambiental de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes participa da COP-27, com a missão de fortalecer a imagem de Mato Grosso como a região do planeta que mais produz com preservação.
 
De acordo com as informações do Governo, Mato Grosso mantém 62% de seu território inteiramente preservado, mesmo sendo o principal produtor de commodities do país. Além disso também informa que o Estado é líder na produção de soja, milho, algodão e biodiesel e carne bovina.
 
De janeiro a setembro deste ano, conforme os dados do INPE, a queda total no desmatamento em todo o estado foi de 47%, se comparado com o mesmo período de 2021.
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet