Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Sul-africanos desenvolvem troca de arquivos para monitorar pacientes

Os sistemas de troca de arquivos estão na alça de mira da indústria fonográfica. Como permitem a troca de músicas e vídeos entre os participantes, as companhias dizem que são ferramentas de pirataria. Cientistas da África do Sul e da Austrália resolveram usar as bases desses sistemas para resolver um problema que dificulta a disseminação da telemedicina.


Atualmente conseguimos monitorar com pequenos aparelhos sinais como pressão arterial, eletrocardiograma, temperatura e oxigenação de pacientes em qualquer lugar. A dificuldade começa quando tentamos reunir esses dados com os sinais viajando pela Internet para um computador central. Para que sistemas centralizados como esses funcionem, precisamos de computadores poderosos e caros e softwares especializados igualmente despendiosos.

Os especialistas estão propondo que, ao invés de depender dessas estruturas muito grandes, os dados individuais possam ser guardados em computadores pessoais. Da mesma forma que os usuários trocam músicas entre si, as informações médicas poderiam ser transmitidas, barateando o istema. Uma rede de teste foi desenvolvida e está funcionando na África do Sul, transmitindo dados de monitorização de eletrocardiograma no interior do país. 

Como podemos ver, o que define se uma tecnologia é do bem ou do mal é como a utilizamos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet