Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Valorização da floresta

Politica de tolerância zero com desmate ilegal gera redução de 13,8% área degradada

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Politica de tolerância zero com desmate ilegal gera redução de 13,8% área degradada
Mato Grosso teve redução de 13,8% em área desmatada comparado com o ano passado. Os dados apontam que a politica de tolerância zero com o desmate ilegal, os investimentos do governo estadual na fiscalização, eficiência do licenciamento ambiental e monitoramento por satélite estão gerando resultados positivos. A pesquisa foi divulgado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no relatório anual do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes).


Leia também: 
Mato Grosso consegue nota máxima no Tesouro Nacional pelo segundo ano consecutivo

O período apurado vai de agosto de 2021 a julho de 2022, completando 12 meses. A comparação é feita com o mesmo período do ano anterior. Em 2021/2022 foi identificado o corte de 11,5 mil km², enquanto a área identificada em 2020/2021 foi de 13 mil km². Nos últimos 20 anos, a redução foi de 85% na área desmatada. Atualmente, o estado mantém 62% de seu território inteiramente preservado, mesmo sendo o principal produtor de commodities do país.

"Neste ano, foram mais de R$ 60 milhões investidos em ações de combate e controle, mas também em estratégias de prevenção ao desmatamento, como o desaparelhamento de infratores com a apreensão de maquinários, e operações com foco em identificar e frear o desmatamento ainda no início", explica o secretário Executivo da Sema, Alex Marega. 

A abertura legal de áreas chegou a 38% do desmate registrado no estado no primeiro trimestre deste ano. Este índice era de cerca de 5% em 2018. O desmate legal ocorre dentro do que prevê o Código Florestal, que é a legislação ambiental mais restritiva do Mundo.

 A eficiência no licenciamento ambiental também contribui com o aumento da legalidade no campo. No bioma Amazônia, uma propriedade particular deve preservar 80% da floresta em pé, e pode suprimir a vegetação de 20% da área após o processo legal de autorização do órgão ambiental estadual. 

Como forma de pagamento pelos resultados na redução da emissão de gases do efeito estufa e valorização da floresta, o estado recebe recursos internacionais por meio do Programa Global REDD Early Movers (REM).

A plataforma de Monitoramento por Imagens de Satélites e a retirada de maquinários de infratores e a aquisições de insumos foram financiados pelo Programa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet