Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

DNA ajuda a identificar pessoas com risco de AVC hemorrágico

Os acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos são eventos súbitos e geralmente devastadores atingindo milhares de pessoas a cada ano. São causados pela ruptura de aneurismas ou outras malformações de artérias e veias dentro do cérebro. A maioria dos portadores dessas alterações passa pela vida de forma assintomática, sendo a grande dificuldade para os médicos a identificação dos indivíduos que podem vir a sofrer um AVC pela ruptura de um aneurisma.


Um décimo dos acidentes vasculares encefálicos hemorrágicos ocorre em famílias com alta incidência desse problema, e para esses já existem marcadores genéticos para sua identificação. Como então identificar os outros 90% de portadores em risco dentro da população? Uma pesquisa desenvolvida pela Mayo Clinic, nos Estados Unidos, identificou um padrão de variação genética que está ligada a um risco dez vezes maior de ter uma má formação vascular e portanto sofrer um AVC.

Para chegar à conclusão do trabalho os cientistas compararam amostras do DNA de pacientes vítimas de ruptura de aneurisma com o DNA de portadores de aneurismas que não se romperam. É um pequeno passo no caminho da identificação de quem pode estar dentro do grupo de quase 30 mil pessoas que sofrem um acidente vascular encefálico hemorrágico por ano sómente nos Estados Unidos.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet