Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Programa revela perfil da saúde de crianças de Cuiabá

O programa escola com Saúde, implantado no dia 20 de junho de 2008 por meio do Decreto Municipal nº 4.684, permite à Secretaria de Saúde de Cuiabá conhecer as atuais condições de saúde das crianças de 6 meses a14 anos que freqüentam creches e escolas do município. O primeiro levantamento revela que nas regiões Norte e Sul, das 25 mil crianças atendidas, 8,8% apresentam problemas de nutrição, 37,8% tem problemas odontológicos e 8,4% oftalmológicos. Os técnicos ainda constaram vários casos violência contra a criança, transtornos comportamentais e dermatites.


Idealizado pelo secretário de saúde de Cuiabá, Luiz Soares, o Programa Escola com Saúde traz uma proposta inovadora para a saúde pública. Ao invés da criança ser levada pelos pais à unidade de saúde em busca de atendimento médico, a Saúde vai até a escola disponibilizar esse atendimento. São equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em higiene bucal, nutricionistas, psicólogos, agentes operacionais e oficineiros. De acordo com a coordenadora do programa e diretora de Planejamento da SMS, Ligia Regina de Oliveira, o Escola com Saúde veio para reforçar a prevenção de agravos à saúde dos estudantes.

Nesta primeira etapa, que abrangeu duas regiões, a Secretaria de Saúde de Cuiabá realizou 4.235 consultas médicas. Das 25 mil crianças e adolescentes atendidos, 2.382 tiveram que passar por uma avaliação com psicólogo e outras 9.739 foram avaliadas por nutricionistas. O teste de acuidade visual foi disponibilizado para 11.865 crianças e 24.316 passaram por exame tátil visual que é a avaliação de saúde bucal, sendo que deste total, 9.464 tiveram que ser encaminhadas para tratamento odontológico nas clínicas da rede SUS/Cuiabá. Ainda nas regiões Norte e Sul, foram realizadas 1.400 ações de educação em saúde e que incluem palestras e reuniões com pais, professores, alunos.

A secretaria ainda teve que encaminhar 196 crianças para consulta com fonoaudiólogo, 164 para otorrinolaringologista, 88 para neurologista e 54 para endocrinologistas. Outras 229 crianças foram encaminhadas para diferentes tipos de especialistas. Também foram realizados centenas de exames laboratoriais e todas as crianças tiveram seu cartão de vacina avaliado e atualizado e passaram a ter controle do calendário vacinal.

Até o final deste primeiro semestre deve ser concluída também a região Leste, perfazendo 20 mil crianças. Posteriormente, as equipes dão início a reavaliação de todas as crianças já atendidas pelo programa e esse será um processo permanente. E a partir da segunda avaliação já vai ser possível fazer um comparativo com o quadro diagnosticado na primeira fase do programa e verificar o resultado de suas ações.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet