Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

BALANÇO ANUAL

Sema recebeu mais de 800 animais silvestres em 2022; 57% foram resgatados ou apreendidos

Foto: Sema-MT

Sema recebeu mais de 800 animais silvestres em 2022; 57% foram resgatados ou apreendidos
Durante todo o ano de 2022, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) recebeu 825 animais silvestres para tratamento e soltura no ambiente natural. Desse número, 57% vieram por meio de apreensões realizadas por órgãos fiscalizadores (230) e outros resgatados pela Sema, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros (247). Outros 206 animais foram levados voluntariamente pela população.

 
Leia mais: 
Fórum Agro MT dá 'voto de confiança' a Fávaro, mas Aprosoja se cala diante de posse no Ministério


Do total de animais recolhidos, 491 foram devolvidos à natureza após triagem e tratamento. O restante está sob cuidados especiais, com guardiões, nas dependências do Batalhão Ambiental, ou então vieram a óbito após resgate.

Entre as principais espécies recebidas estão aves (623), como araras, papagaios, canários, corujas, garças; mamíferos (135), com destaque para seis onças-pintadas, 18 tamanduás bandeira, 19 primatas, entre outras espécies; de répteis (67), sendo 15 serpentes, 48 entre jabutis, tracajá e tartarugas, além de jacarés, iguanas, entre outros.

Os animais foram atendidos pelas quatro clínicas credenciadas neste ano para atendimento aos animais silvestres, uma delas em Várzea Grande, e outras três no interior do estado: Barra do Garças, Sorriso e Confresa. A Sema formalizou também uma parceria com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (Hovet/UFMT) para atendimento.

Neste ano, o Departamento de Proteção, Defesa e Direito Animais iniciou o programa de Monitoramento da Fauna Silvestre da Estrada Transpantaneira. A ação coleta dados sobre os animais captando imagens com câmeras trap, sem a interação direta que causa uma série de riscos para a vida selvagem. 

Além de monitorar a saúde dos animais avistados, é possível registrar os hábitos das espécies do Pantanal, emitir documentos técnicos e verificar a presença e a incidência de espécies ameaçadas de extinção.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet