Olhar Direto

Terça-feira, 21 de maio de 2024

Notícias | Política BR

DIPLOMAÇÃO

Com maioria conservadora, deputados federais da bancada de Mato Grosso tomam posse; Assista aqui

Foto: Reprodução

Com maioria conservadora, deputados federais da bancada de Mato Grosso tomam posse; Assista aqui
Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomam posse nesta quarta-feira (1º), em sessão no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília. De Mato Grosso, são oito nomes. Mais tarde, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. Na quinta-feira (2), às 15 horas, haverá uma sessão solene para inaugurar os trabalhos legislativos da nova legislatura. Confira a lista completa dos eleitos aqui.

 
Leia mais: 
PL acumula maior número de deputados na bancada Federal de Mato Grosso; veja perfis


Os oito diplomados que irão compor a bancada de Mato Grosso são Abílio Júnior (PL), Amália Barros (PL), Coronel Assis (UNIÃO), Coronel Fernanda (PL), Emanuelzinho (MDB), Fábio Garcia (União), José Medeiros (PL) e Juarez Costa (MDB).
 
Com uma renovação de 62,5%, o Partido Liberal (PL) lidera entre as legendas com maior número de deputados eleitos em Mato Grosso, somando quatro nomes, seguido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e União Brasil (UNIÃO), com dois parlamentares eleitos por cada sigla. O resultado das urnas demonstrou uma bancada conservadora.
 
Na sessão, os deputados de cada estado e do Distrito Federal foram chamados individualmente para prestar o juramento. A chamada começa pela região Norte e termina com a região Sul. Dentro de cada unidade da Federação, os parlamentares são anunciados em ordem alfabética. Em seguida, é feita a chamada e cada deputado, de pé, ratifica essa declaração, dizendo: ‘Assim o prometo’, permanecendo os demais sentados e em silêncio”.

Terminada a sessão de posse, os deputados se preparam para um segundo compromisso nesta quarta-feira. É a sessão de eleição da Mesa Diretora da Câmara, que está prevista para 16h30.

Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

Embora sejam desfeitos alguns dias após a eleição da Mesa, os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem também para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura. Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos.

(Com informações Agência Câmara de Notícias)

 



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet