Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

Bolsa Piqui

Estudante quer ser 1ª médica de comunidade quilombola: 'sem auxílio seria impossível'

Foto: Christiano Antonucci/ Secom-MT

Nádia Silviely Benites Saturnino

Nádia Silviely Benites Saturnino

Nádia Silviely Benites Saturnino, de 22 anos, é descendente de escravos e tem o sonho de ser a primeira médica da comunidade quilombola Ribeirão do Itambé, em Chapada dos Guimarães, da qual faz parte. Estudante de medicina na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ela é uma das beneficiadas com o Auxílio Piqui, que ajuda na permanência dela na faculdade.


Leia também:
Empresário alvo de operação é investigado por fraude de R$ 33 milhões na venda de respiradores


A bolsa de estudos, fornecida pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc), é concedida pelo Governo de Mato Grosso aos acadêmicos de origem quilombola. Os alunos recebem R$ 900 por mês.

Como o curso de medicina é integral e Nádia não tem condições de trabalhar para pagar as despesas. Sem apoio financeiro, ela afirma que seria impossível dar sequência aos estudos. “Esse auxílio é a realização de sonhos, porque hoje não tenho como trabalhar. Se Deus quiser, vou ser a primeira médica da comunidade”, declarou a jovem, que sempre estudou na Escola Estadual Vereador Amarílio Gomes da Silva e agora iniciou o segundo semestre da graduação.

“Era um sonho ambicioso, porque do lugar de onde eu venho, de acordo com a minha realidade, apesar da minha mãe ter feito o melhor que ela pode, era um sonho ambicioso. Jamais teria condições de pagar um curso assim”, comentou a estudante ao ver o Programa de Inclusão de Estudantes Quilombolas (PROINQ) como uma possibilidade de ingressar na faculdade.

Outro beneficiado com a bolsa, que torna possíveis planos que aparentemente eram distantes, é Aracirdo Martins, de 43 anos. Ele está cursando agronomia quase vinte anos depois de ter terminado o ensino médio. Aracirdo afirmou que tentou fazer faculdade uma vez, mas teve que trancar porque não tinha condições de se manter. Ele é da Comunidade Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora de Livramento.

“Essa é uma ótima oportunidade para nós na universidade. E não importa a idade, se a gente quiser, se empenhar, conseguimos chegar ao objetivo. A minha comunidade conta comigo para fazer a diferença e ser referência”, contou. Até agora não há ninguém na família dele com curso superior e ele deve ser o primeiro. 

O projeto contempla 56 estudantes da UFMT que concluíram o ensino médio em escolas da rede estadual, no início do curso. A seleção dos beneficiados é feita com base na análise do histórico escolar e na nota do Enem. 

Projeto de MT é referência

Com a concessão do auxílio, o Governo de Mato Grosso incentiva a inclusão das minorias, como destaca a superintendente de Diversidades da Seduc, Lúcia dos Santos.

O projeto desenvolvido em Mato Grosso, onde há mais de 100 comunidades quilombolas, é referência para outros estados. “Outros estados já nos procuraram, porque somos pioneiros nesse programa. E acreditamos também que esses estudantes serão referência para uma população que sempre foi ignorada socialmente”, declarou.

O benefício tem o objetivo de evitar a evasão escolar e ajudar os estudantes no início da faculdade. “Essa bolsa é mais um incentivo do Governo do Estado aos estudantes que concluíram o ensino médio na rede estadual, para que possam se manter pelos oito primeiros meses da faculdade. Com isso, vamos dar a oportunidade para que eles possam ingressar no mercado de trabalho”, pontuou o secretário estadual de Educação, Alan Porto. 

Por ano, 145 vagas em todos os cursos são destinadas aos estudantes inscritos no PROINQ. “A UFMT criou essa política para dar direito com equidade aos povos originários, aos povos quilombolas. O processo de seleção é o coeficiente de rendimento escolar dos alunos do ensino médio das escolas públicas do estado de Mato Grosso”, explicou o pró-reitor de Ensino de Graduação da instituição, Adelmo Carvalho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet