Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Variedades

simples e integrado

Confira quais são os melhores softwares de desenho elétrico

Foto: Reprodução

Confira quais são os melhores softwares de desenho elétrico

Um bom software de desenho elétrico deixa todo o projeto de sistemas elétricos muito mais simples e integrado. Conheça os melhores.

 

Quem trabalha com redes e sistemas elétricos pode facilitar a sua vida investindo em um software de projeto elétrico. Isso porque essas ferramentas são capazes de criar diagramas elétricos e desenhos que apresentam, de forma visual, um circuito eletrônico. Ou seja, esses softwares melhoram todo o processo de sistemas elétricos integrados ao fornecer mais ferramentas de modelagem e outros modelos de conexão que reduzem erros e cumprem o padrão da indústria. Além disso, podem apresentar todo o orçamento do projeto e quais materiais serão necessários para realizá-lo.


 

Contudo, vários softwares que trabalham com a fabricação desses diagramas estão disponíveis na internet e é difícil saber qual utilizar. Aqui está uma lista com as melhores opções para você.

 

1 - EdrawMax

 

 O EdrawMax é uma ferramenta totalmente completa e que atende diferentes áreas. Arquitetos, designers de interiores, eletricistas, programadores, técnicos e muitos outros profissionais conseguem utilizar esse software com facilidade.
 

Ele pode ser um software de desenho técnico que cria diagramas técnicos com muitos exemplos e modelos rapidamente, uma ferramenta de mapeamento de assentos, um software de fluxogramas e muitas outras coisas.
 

Enfim, o EdrawMax aparece em primeiro colocado nessa lista porque ele é uma ferramenta de projeto elétrico intuitivo, fácil e rápido de usar, estando disponível para todos os sistemas operacionais e sendo acessível para todos os navegadores. 
 

Com esse software de projeto elétrico o usuário também consegue criar plantas e modelos diferentes, tudo isso com um formato profissional. Ele oferece várias ferramentas de desenho e templates de diagramas editáveis. Além de ter uma versão gratuita, a versão paga é super em conta.
 

O EdrawMax é simples de instalar e de utilizar, mas para quem tiver dificuldade com a ferramenta, ela também oferece guias e tutoriais no Youtube. Até os dias atuais, esse software de projeto elétrico não apresentou nenhum ponto negativo.

 

2 - Electra E9


O Electra E9 é o segundo software de projeto elétrico dessa lista. Ele é um software de CAD elétrico, mas possui outras ferramentas de CAD, portanto, atende vários tipos de profissionais. 

Instalável, o Electra E9 funciona de forma offline. Esse formato tem o intuito de garantir que os dados dos usuários sejam armazenados de forma segura em suas instalações. Além disso, é possível comissionar um sistema com ele em qualquer lugar, sem a dependência de um acesso à internet.
 

Um grande defeito do Electra E9 é o seu valor elevado, mas ele oferece uma versão gratuita para testes antes do usuário precisar realizar uma assinatura.
 

É relevante lembrar que esse software possui um processamento super-rápido e é capaz de criar diagramas elétricos, pneumáticos e também hidráulicos. 

 

3 - Smartdraw


Nosso terceiro software de projeto elétrico é excelente para criar infográficos, gráficos e ilustrações. O Smartdraw é uma ferramenta multiuso de diagramação prática que funciona para diferentes fins. E o melhor: todos os materiais feitos nele são de nível profissional.


Contudo, sua função principal não é para desenhos de engenharia e isso faz com que seja necessário um maior conhecimento da ferramenta na hora de criar um projeto elétrico profissional.


Um dos lados positivos da ferramenta é a grande quantidade de modelos liberados para o uso. E o seu design para desenhos é semelhante ao do Autocad, portanto, quem tem facilidade neste, com certeza se dará bem com o Smartdraw.
 

A pior parte desse software é que ele é pago e não oferece versão de testes. Além disso, ele não funciona em sistemas Mac e Linux.

 

4 - QElectroTech


Outro software de projeto elétrico que funciona muito bem é o QElectroTech, isso porque ele funciona, principalmente, para criar circuitos elétricos, eletrônicos, de controle e também de automação. Mesmo com esse foco, ele também pode ser usado para criar desenhos de instrumentação, criar objetos mecânicos para ilustrar processos e várias outras coisas.
 

Com uma vasta biblioteca de símbolos - tanto padrão, quanto personalizados - é possível fazer desenhos de sistemas hidráulicos, de computador, pneumáticos e, claro, elétricos. E tudo isso com o sistema simples de “arrasta e solta”.


O maior destaque do QElectroTech nessa lista é que ele é gratuito e fácil de usar, podendo ser uma grande ajuda para iniciantes que ainda não possuem tanta experiência com essas plataformas. Mas ele acaba deixando a desejar na parte de mecanismos e funcionalidades, o que faz com que ferramentas pagas com um valor acessível, como o EdrawMax, se destaquem muito mais do que ele no meio profissional.

 

5 - Autocad

 

Impossível fazer uma lista de software de projeto elétrico e não citar o Autocad. Famoso entre os arquitetos, engenheiros, profissionais de construção e outros, a plataforma de projeto 2D e 3D ainda é muito usada e trabalha bem, contudo ela não é fácil para iniciantes.
 

A ferramenta fornece diferentes recursos para criar desenhos detalhados, dando ao usuário a flexibilidade de criar, editar, visualizar e até compartilhar seus projetos elétricos. Porém, ela não possui modelos prontos, fazendo com que ela seja recomendada apenas para profissionais que a conhecem e fizeram cursos para utilizá-la.
 

O Autocad está disponível para aplicativos móveis nos sistemas Android e iOS, mas é recorrente a reclamação de que o software trava quando o arquivo está muito extenso, podendo até corromper os desenhos feitos.
 

Para finalizar, o Autocad também é uma ferramenta cara. Lembrando que muitos profissionais precisam fazer um treinamento/curso para conseguir trabalhar com ela. No entanto, mesmo com os pontos negativos, o Autocad ainda é muito utilizado e reconhecido dentro de empresas da área de projeto elétrico.

 

Essa lista de software de projeto elétrico mostra que existem muitas ferramentas disponíveis no mercado e cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens. Cabe ao usuário avaliar suas necessidades e escolher a que se encaixa melhor em sua rotina. 
 

Mas, se for pra analisar de forma geral, o EdrawMax acaba se destacando entre os demais por oferecer uma gama variada de funções, possuir uma biblioteca de símbolos e templates imensa e ainda ter um valor acessível de assinatura. Isso tudo lembrando que a ferramenta ainda é super simples e intuitiva de usar e não possui nenhum tipo de defeito que o faça ser pior do que seus concorrentes.

 
 
 
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet