Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

DEU NO O GLOBO

Mato Grosso tem sete cidades entre as dez que mais desmataram a Amazônia em fevereiro

Foto: Reprodução

Mato Grosso tem sete cidades entre as dez que mais desmataram a Amazônia em fevereiro
Reportagem do O Globo revela que Mato Grosso é o estado que mais desmatou a Amazônia em fevereiro, com 162 km² de alertas emitidos, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre as dez cidades com mais devastação, sete são mato-grossenses.


Leia também:
Segundo MapBiomas, Mato Grosso tem a melhor performance do país em combate aos crimes ambientais

A cidade de Feliz Natal é a líder do Ranking com 28,06 km² de desmate, seguido por Porto dos Gaúchos (MT) , com 18,6 km². O município de Apuí, no Amazonas, completa o top 3 ao registrar 14,71 km² de degradação ambiental.

Ainda conforme a reportagem, de Mato Grosso, também constam Juara (4º), Querência (5º), Paranaíta (7º), Santa Carmem (9º) e Tabaporã (10º). As outras são Rorainópolis, de Roraima, e Canutama, do Amazonas — elas ocupam o sexto e oitavo lugares respectivamente.

A novidade da lista é a ausência do Pará, que desde 2020 tinha representantes no topo da lista em fevereiro. No entanto, o estado ainda empata com o Amazonas na segunda colocação dos que mais tiveram alertas de desmatamento gerados pelo sistema do Inpe.

O número de alertas de desmatamento na Amazônia bateu recorde neste mês, após baixa expressiva em janeiro. A alta foi de 62% ante o mesmo período do ano passado. A discrepância, entretanto, pode ter a ver com a cobertura de nuvens.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet