Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

FEMINISMO NEGRO

Núcleo de Estudos Raciais da UFMT lança projeto de extensão voltado para mulheres

Foto: Divulgação

Núcleo de Estudos Raciais da UFMT lança projeto de extensão voltado para mulheres
O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) promove o projeto de extensão “Oyá – Ciclo Formativo em Feminismos Negros”, voltado exclusivamente para mulheres negras. As inscrições são gratuitas e seguem até a quarta-feira (22). Clique aqui para acessar o formulário de inscrição.


Leia mais:

Unemat divulga edital de vestibular ofertando mais de 2 mil vagas

A formação é nomeada em homenagem à figura religiosa de matriz africana, a orixá Oyá, também conhecida como Iansã, evocando sua “energia transformadora” como inspiração para compreender as dimensões da luta feminista de mulheres negras, segundo Ana Cordeiro. 

“As mulheres negras são as mais afetadas por violências e violações de direitos engendradas pela sociedade patriarcal, racista e capitalista, articulando-se a isso opressões ligadas a orientação sexual, geração, origem geográfica, entre outras, que tornam suas realidades muito mais complexas”, afirma Ana.

As aulas contarão com leituras e debates em grupo sobre diversas autoras como Angela Davis, Bell Hooks, Conceição Evaristo e Oyeronke Oyewumi, além de vivências por meio da arte e orientação coletiva e individual às cursistas de pós-graduação strictu sensu. Os encontros acontecerão até dezembro quinzenalmente às quartas-feiras das 18h30 às 21h30, totalizando 60 horas.  

O curso será realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Educação (Nepre)  da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Centro Cultural Casa das Pretas de Mato Grosso e a cantora Gê Lacerda e coordenado pela professora Ana Luisa Cordeiro, do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: nepreufmtcursos@gmail.com.


 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet