Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

Confira lista

Aprender chinês: quais são as oportunidades que nos oferece no mercado de trabalho?

Foto: Getty images

Aprender chinês: quais são as oportunidades que nos oferece no mercado de trabalho?
A previsão para o ano 2050 é que o chinês mandarim seja a língua que mais se vai querer aprender, pelo que se você deseja estar no topo do mercado profissional para essa altura, então o melhor é que contrate um professor de chinês e comece a organizar o aprendizado da língua.

 
Certamente, o chinês não é uma língua fácil que você vai aprender em menos de um ano porque precisa de memorizar por volta de 3.000 caracteres, mesmo que um bom dicionário tenha por volta de 85.000 caracteres.
 
Também a pronúncia e o significado de cada um deles são importantes e pode levar um tempo que você os aprenda de cor.
 
Se você aprender chinês mandarim poderá ter muito boas oportunidades, especialmente a nível profissional e de trabalho.
 
Mesmo assim, se você quiser viajar à China ou estudar lá, aprender a língua do país lhe será de grande ajuda e proveito.
 

Uma vez dito isto, confira a lista com 8 das múltiplas oportunidades que lhe pode oferecer o mercado de trabalho se você se decidir e aprender chinês mandarim de vez.
 
1.- Negócios internacionais
 
Uma vez que a economia chinesa se encontra num crescimento constante e rápido, muitas empresas a nível mundial estão procurando expandir as suas operações na China.
 
Igualmente, a produção em massa que tem a China e a um baixo custo, pode ser uma situação altamente atraente para empresários e empreendedores que queiram obter tais produtos a um melhor preço.
 
De uma forma ou da outra, é necessário que haja pessoas com um domínio, pelo menos intermédio, do chinês mandarim para se estabelecerem e concretizarem os negócios e as relações comerciais entre os produtores chineses e os compradores estrangeiros.
 
Se você for uma dessas tais pessoas que poderão se comunicar com os produtores chineses, então você terá um emprego seguro e com um muito bom ordenado.
 
2.- Viagens e turismo
 
A China está sendo um lugar muito atraente para ir visitar pelo diferente que são os costumes, a gastronomia, as construções típicas, entre outros aspetos próprios dela.
 
Ao ter um domínio sólido do chinês mandarim você poderá ter a oportunidade de trabalhar em hotéis, restaurantes, locais para eventos e atrações turísticas.
 
Também com o domínio da língua chinesa você conseguirá criar qualquer empreendimento relacionado com o turismo, desde um restaurante com comidas típicas da China ou do seu país até um alojamento local que se diferencie dos outros pelas características que você lhe dê.
 
3.- Educação
 
Com o interesse que existe neste momento para aprender o chinês mandarim, você poderá ter a oportunidade de ajudar àqueles que estão aprendendo se você dominar bem a língua.
 
Poderá se tornar num professor de aulas particulares e ganhar um bom dinheiro extra orientando aos outros no aprendizado do chinês mandarim, quer em escolas de línguas, quer em universidades ou escolas. 
 
Da mesma forma, poderá estudar os diferentes cursos e fazer as formações presenciais e à distância que se façam na China e que estejam relacionadas com a sua profissão.
 
4.- Tradução e interpretação
 
Tal como a educação, a área da tradução e da interpretação estão sendo muito procuradas na língua do chinês mandarim.
 
A tradução de documentos escritos é útil a nível comercial e pessoal, devido a que todas as pessoas que precisem de ir para a China estudar ou viver vão precisar da tradução dos seus documentos de identificação e certificação de estudos.
 
Da mesma forma, ao estabelecer relações comerciais entre pessoas e empresas, é necessária a intervenção de um intérprete que perceba do chinês mandarim e da outra língua que se esteja a falar para que as pessoas cheguem a um acordo.
 
5.- Diplomacia e Relações Internacionais
 
Há uma quantidade enorme de chineses espalhados pelo mundo, o que faz necessária a criação de embaixadas e consulados em muitos países e cidades do mundo.
 
Uma vez criadas as embaixadas e consulados, são necessários os funcionários que possam fazer todos os trabalhos ligados a estas instituições, pelo que se você fala chinês mandarim poderá ter a possibilidade de ter um bom trabalho, com um bom ordenado e a possibilidade de viajar pelo mundo.
 
6.- Tecnologia e ciência
 
Na atualidade, a China é um país que se tornou em um líder a nível de tecnologia e avanços tecnológicos, tal como também a nível científico.
 
Por este motivo, se você souber falar e escrever em chinês mandarim poderá ser uma das tantas pessoas que estão procurando as grandes empresas de tecnologia que se estão a criar e a estabelecer na China.
 
Da mesma forma, a nível científico há inúmeras investigações que se estão fazendo e que precisam do talento de médicos, cientistas, investigadores e farmacêuticos que possam dar o seu conhecimento para a investigação.
 
Só ter o conhecimento científico nestes casos não vai ser suficiente, também vai ser preciso o domínio do chinês mandarim para você conseguir um emprego ideal nesta área.
 
7.- Mídia e comunicações
 
As redes sociais têm tido um crescimento exponencial na China, de facto já são capazes até de criar aplicativos que hoje em dia estão muito na moda e que podem atingir até 1.5 biliões de utilizadores.
 
Tendo em conta a quantidade de habitantes que tem a China, as redes sociais, a Internet, a mídia e as comunicações são áreas muito desenvolvidas no país asiático.
 
Visto o caso, se você falar chinês mandarim poderá arranjar um emprego levando redes sociais ou sendo community manager, trabalhando em um jornal, em uma revista ou em outras áreas da comunicação social.
 
8.- Arte e cultura
 
A China é um país conhecido por ser rico em cultura e em história, desde as suas roupas até a forma que têm de comer parecem rituais que envolvem sempre uma espécie de magia e que maravilham a todos aqueles que a podem desfrutar, especialmente para as pessoas que não são chinesas.
 
Por este motivo é que se você conseguir aprender a falar a língua chinesa, poderá conseguir um bom emprego em museus, galerias de arte ou em qualquer outra instituição cultural que esteja na China ou que tenha relação com o país.
 
Já sabendo todas estas oportunidades que pode ter a nível profissional e laboral, a melhor recomendação é que procure um professor nativo de chinês mandarim e se inicie no aprendizado da língua asiática, um futuro promissor está esperando por você.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet