Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

50 mil vagas

Programa Ser Família lançará cursos de capitação para 141 municípios nesta segunda

Foto: Josi Dias

Programa Ser Família lançará cursos de capitação para 141 municípios nesta segunda
Além da transferência de rendas às famílias necessitadas por meio dos cartões, o Programa Ser Família, projetado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, oferecerá cursos de capacitação com o objetivo de superar as vulnerabilidades sociais. Programa Ser Família Capacita será lançado na segunda-feira (17), em Cuiabá. O curso conta com 50 mil vagas, sendo 3 mil para alta, 12 mil para média e 35 mil para baixa complexidade.


Leia também: 
FIT Pantanal é retomada com investimento de R$ 1,2 milhão do governo

As 50 mil vagas estão distribuídas para as áreas de Gestão, Metrologia, Logística, Produção, Informática, Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Eletroeletrônica, Madeira e Mobiliário, Fabricação mecânica, Mecânica, Refrigeração e climatização, TI, Vestuário, Automotiva, Mídias digitais, Mineração, Soldagem, Química, Energia GTD e Automação. No total, serão investidos R$ 68, 7 milhões em dois anos para a formação de 2.500 turmas de qualificação profissional distribuídas em 141 munícipios.

O Programa Ser Família Capacita é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
Uma das obrigações das famílias beneficiadas pelo Programa Ser Família é ter ao menos um integrante participando de cursos profissionalizantes ou de qualificação profissional que forem ofertados pela gestão estadual ou municipal e seus parceiros, indo ao encontro da proposta do Ser Família Capacita.

Conforme a secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, os principais objetivos do programa é qualificar o indivíduo com foco no atendimento às necessidades dos setores produtivos do estado, promovendo assim, a inclusão social

“Sempre apontei ao governador Mauro Mendes a necessidade de o Estado capacitar pessoas para o mundo do trabalho conforme a necessidade de cada região. São inúmeras pessoas que precisam ser preparadas para o mundo do trabalho e para posições dignas que possam permitir essas pessoas saírem de condições de vulnerabilidade, portanto, terem mais protagonismo em suas vidas. Esse investimento vai atender capacitações e permitir que essas pessoas tenham mais condição de se empregar e de gerar renda para suas famílias. São cursos da área de TI, Gestão, Indústria de Mecânica, de Elétrica, de Alimentos, de variadas áreas que vão permitir a essas pessoas acessarem posições de trabalho hoje na indústria e em todo segmento produtivo de MT”, explica Virginia Mendes.

Sobre o SER Família Capacita

Esta é uma parceria do Governo do Estado com o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). A instituição ficará responsável pela execução direta dos cursos; divulgação das turmas quando necessário; disponibilização dos kits didáticos dos alunos e materiais de consumo, de acordo com a carga horária do curso, no momento das aulas presenciais.

Também caberá ao Senai a disponibilização do corpo técnico administrativo e instrutores necessários à realização dos cursos; o acompanhamento e fiscalização da execução, realizando o monitoramento mensal das atividades executadas; e, por fim, a emissão dos certificados de conclusão dos cursos aos participantes que tiverem o aproveitamento necessário.

As aulas serão ministradas por instrutores capacitados na Metodologia Senai de Educação Profissional (MSEP), com a formação específica em cada área de atuação (vocação); serão presenciais, com ênfase na prática e uso de recursos audiovisuais, laboratórios específicos, kit didático (quando necessário) para as atividades práticas.

Confira a lista com os cursos oferecidos:

Confeiteiro; cozinheiro industrial; magarefe (atua em matadouros e açougue); padeiro; salgadeiro; Programa de Controlador Lógico (CLP); eletricista veicular; funileiro automotivo; instalador de sistemas veiculares; mecânico de freios; suspenso e direção de veículos leves; mecânico de motocicletas; mecânico de motores ciclo diesel; mecânico de motores ciclo Otto; mecânico de veículos leves; mecânico de veículos pesados rodoviários; operador de máquinas agrícolas; pintor de automóveis; armador de estrutura pesadas; montador de andaimes, formas e escoramentos; operador de caminhão basculante; operador de caminhão betoneira; operador de empilhadeira; operador de escavadeira hidráulica; operador de motoniveladora; operador de pá carregadeira; operador de retroescavadeira; armador de ferro; assentador de revestimentos cerâmicos; carpinteiro de estruturas de telhado; carpinteiro de obras; construtor de alvenaria; desenhista técnico de edificações; gesseiro; montador de sistema de construção a seco; pintor de obras imobiliárias; eletricista de instalações prediais; instalador hidráulico; eletricista industrial; instalador de sistemas fotovoltaicos; eletricista de redes de distribuição de energia elétrica; assistente administrativo; assistente de controle de qualidade; assistente de recursos humanos; assistente contábil financeiro; designer gráfico editorial; ilustrador; almoxarife; comprador; controlador e programador de produção; operador de processo de distribuição logística; desenhista de móveis e esquadrias de madeira; marceneiro de móveis e esquadrias; montador e instalador de móveis e esquadrias; metrologista; amostrador de minérios; operador de beneficiamento de minério; operador de máquinas de extração mineral; ajustador mecânico; caldeireiro industrial; fresador mecânico; operador de centro de usinagem (CNC); operador de torno (CNC); torneiro mecânico; desenhista mecânico; soldador eletrodo revestido; soldador MAG; soldador TIG; auxiliar de laboratório de microbiologia; mecânico de refrigeração e climatização residencial; instalador e reparador de redes de computadores; montador e reparador de computador; operador de computador; desenvolvedor mobile Android; cortador de produtos do vestuário; e costureiro industrial.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet