Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política BR

FOCO NA REAPROXIMAÇÃO

Fávaro ameniza declarações polêmicas de Lula e diz que presidente pergunta sobre falta de apoio do agro

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fávaro ameniza declarações polêmicas de Lula e diz que presidente pergunta sobre falta de apoio do agro
Em meio a tensão entre o agronegócio e o governo Lula (PT), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), voltou a dizer que o petista busca melhorar a relação com o setor. O ministro disse que Lula "sucessivamente pede para estar próximo do agro".


Leia também
Fávaro diz que irá “com tranquilidade” à CPI do MST e não teme aumento da polarização com agro


"(O presidente) Quer se aproximar, ele me pergunta: o que eu fiz de ruim?", afirmou durante entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, nesta segunda-feira (22).

Fávaro admitiu que Lula já proferiu “frases fortes” sobre o agro, mas ponderou que é preciso respeitar o posicionamento político do presidente. Recentemente, em evento na Bahia, o petista chamou ruralistas de “fascistas” após o ministro ser desconvidado a participar da abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).
“O governo Bolsonaro conseguiu pregar um presidente Lula lá dos anos 80”, disse, pontuando que, na época, o presidente tinha um posicionamento mais à esquerda, o que causa imagem negativa para o agro.

Para pontuar a preocupação do governo com o setor, Fávaro voltou a citar iniciativas de gestões passadas de Lula, como a regulamentação do uso de transgênicos no Brasil, a criação do Programa Nacional do Biodiesel e a repactuação de um endividamento de 20 anos do setor agropecuário.

“Por tudo isso o agronegócio saiu de um patamar e foi para outro muito maior, graças a essa persistência e dedicação do presidente Lula. Então, quando ele toma alguma frase um pouco mais forte, nós temos que respeitar a posição política deles”, declarou.

Sobre o episódio da Agrishow, Fávaro avaliou que o ex-presidente da feira, Francisco Maturro, se deixou envolver por uma quebra de protocolo. “Não se percebeu que estava se deixando envolver por questões políticas”.

A ausência de Fávaro e a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro dia da principal feira de tecnologia agrícola do país foi motivo de atrito entre o governo e a organização do evento. O ministro pontuou, no entanto, que o caso está superado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet