Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política BR

‘ESCULACHO’ PÚBLICO

Abílio chega atrasado, tumultua CPMI e é ameaçado de ser acionado no Conselho de Ética

Foto: Reprodução

Abílio chega atrasado, tumultua CPMI e é ameaçado de ser acionado no Conselho de Ética
O deputado federal Abílio Júnior (PL) foi repreendido pelo presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, deputado Arthur Oliveira Maia (União). Na manhã desta quinta-feira (22), mesmo não sendo membro do colegiado, o parlamentar chegou atrasado para o depoimento de três agentes da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e fez sucessivos pedidos de questão de ordem sem, no entanto, justificar a solicitação. Até que foi enquadrado com a ameaça de ser acionado no Conselho de Ética, pelo mau comportamento.


Leia também
Secretária exime prefeitura de responsabilidade por negativação de servidores com consignados: ‘contrato proíbe’


Em um dos momentos, Abílio interrompeu o depoimento do perito Renato Carrijo, perguntando o nome do depoente, que detalhou as análises realizadas no artefato explosivo encontrado próximo a um caminhão carregado de combustível no Aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro do ano passado.

Por conta disso, foi logo repreendido pelo presidente da comissão. “Se vossa excelência tivesse chegado no horário que começou a sessão, não precisaria ter feito essa pergunta. Isso foi colocado no começo da sessão, como também o nome do depoente está escrito aqui (na placa de identificação dos membros da mesa). Vou pedir pela terceira vez à vossa excelência que se mantenha calado, como todos os seus pares estão fazendo nesta comissão”.

O vídeo do enquadro já repercutiu nas redes sociais, sendo compartilhado, por exemplo, pelo perfil “Dino Debochado”, que soma mais de 152,6 mil seguidores no Twitter.

Em outro momento, após a exibição de um vídeo encaminhado pelo deputado Rogério Correia (PT) em que ligava o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à tentativa de atentado com bomba no aeroporto, Abílio novamente ativou o microfone para protestar e foi repreendido por membros do colegiado. Arthur Maia demonstrou extrema irritação com Abílio, quando o mato-grossense questionou as falas do deputado Rogério Correia (PT), que esteve com a palavra.

“Deputado, eu vou encaminhar o nome do senhor para o Conselho de Ética. Não vou permitir que vossa excelência fique tumultuando os trabalhos da CPMI. Não vai conseguir isso, se vossa excelência insistir nesse papel, vou fazer uma representação dessa presidência no Conselho de Ética”, disse o presidente, arrancando aplausos de parlamentares da base do governo.

Abílio, assim como no período em que era vereador de Cuiabá, tem acumulado situações constrangedoras no Congresso. Na instalação da CPMI, por exemplo, apareceu na sala de reuniões trajando sua repetida camiseta cinza e tentando tumultuar durante as falas de parlamentares da base. O caso ganhou repercussão nacional.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet