Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política BR

BOLSONARISMO RESISTE

Bancada de Mato Grosso é uma das únicas em que maioria dos deputados segue alinhada à oposição de Lula

Foto: Assessoria

Bancada de Mato Grosso é uma das únicas em que maioria dos deputados segue alinhada à oposição de Lula
A bancada de Mato Grosso em Brasília é uma das três únicas do país ainda alinhadas à oposição do presidente Lula (PT). Conforme reportagem do UOL, o governo petista conta com mais da metade dos votos das bancadas de 24 estados na Câmara dos Deputados.


Leia também
Juarez diz que MDB discute apoio em Sinop e pontua que sigla vai focar em atrair prefeitos e vereadores

Além de Mato Grosso, Santa Catarina e Rondônia votam mais com a oposição. No comparativo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi vencedor em 14 estados durante sua tentativa de reeleição no ano passado.
Ainda segundo o levantamento, a bancada de Mato Grosso é quem percentualmente mais vota contra as pautas de interesse do governo federal – 71,50%. Dos oito federais, apenas Emanuelzinho (MDB) integra a base governista, sendo vice-líder; Juarez Costa (MDB) tem demonstrado alinhamento com Lula.

Já a tropa de choque do PL (Abílio Júnior, Amália Barros, Coronel Fernanda e José Medeiros) continuam com forte oposição. No União Brasil, Coronel Assis mantem alinhamento com o bolsonarismo e Gisela Simona, que entrou no lugar de Fábio Garcia, tem postura independente, seguindo mais os interesses do governador Mauro Mendes (União).

Os dados foram tirados de uma plataforma de Power BI montada pela bancada da oposição. De acordo com o Uol, foram compilados os resultados de votações desde o início do ano até o dia 10 de outubro. Os técnicos por trás do sistema pegaram o voto de cada deputado com cada uma das 64 votações no plenário e verificaram se o parlamentar seguiu a orientação da oposição ou do governo.

O posicionamento da maioria da bancada se deve ao perfil direitista e conservador dos eleitores mato-grossenses. No segundo turno de 2022, Bolsonaro obteve 1.216.730 votos (65,08%) em Mato Grosso, ante 633.748 votos (34,39% de Lula.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet