Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política BR

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Buzetti diz que senadores assinaram sem saber documento que aponta inconstitucionalidade da estadualização de parque

29 Out 2023 - 08:00

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Buzetti diz que senadores assinaram sem saber documento que aponta inconstitucionalidade da estadualização de parque
Autora do projeto de lei (3.649/2023) que propõe a estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, a senador Margareth Buzetti (PSD) demonstrou confiança de que o texto será aprovado em plenário, apesar do movimento de grupo de parlamentares que questionaram a do parecer favorável na Comissão de Meio Ambiente do Senado.


Leia também
Mauro vai ao STF para retirar de conselho poder de decisão sobre contratações na Secretaria de Saúde

De acordo com a parlamentar, alguns dos dez senadores que recorreram, assinaram o documento sem saber o que estavam assinando.

“Vai ser votada em plenário, acredito que tem ambiente para aprovar. Teve gente que assinou sem saber o que estava assinando”, disse, em conversa com a imprensa nesta sexta-feira (27).

Após a aprovação na comissão no dia 11 de outubro, os senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP), Beto Faro (PTPA), Jorge Kajuru (PSB-GO), Teresa Leitão (PT-PE), Paulo Paim (PT-RS), Rogério Carvalho (PT-SE), Jaques Wagner (PT-BA), Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (PT-ES) e Augusta Brito (PT-CE), recorreram para que o projeto seja submetido ao Plenário do Senado. 

O recurso aponta a inconstitucionalidade da matéria, caracterizando a transferência indevida de atribuição federal a um Estado-membro da Federação. Atualmente, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“O Projeto de Lei é inconstitucional, dado que impõe unilateralmente a outro ente federativo, por lei federal, o ônus administrativo e financeiro da gestão de uma Unidade de Conservação (UC) criada pela União, o que constitui evidente violação da autonomia federativa estabelecida pelo art. 18 da Constituição Federal (CF). Ademais, não existe na legislação brasileira nenhuma disposição que permita à União deixar de administrar UC que ela própria tenha criado e que esteja vigente”, diz trecho do documento assinado no dia 20 de outubro.

Diante do fato apontado, os senadores solicitaram o recurso para que o Plenário da Casa analisasse a matéria, devido a importância do parque para o geoturismo brasileiro.

“Consideramos fundamental que o Projeto de Lei 3.649 de 2023 seja apreciado também no Plenário desta Casa, já que não tivemos a apreciação do Requerimento de n° 881, de 2023, que solicitava que o mesmo também fosse apreciado pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, pois o impacto dessa proposição na atividade geoturística do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser determinante para a preservação desta unidade de conservação do Mato Grosso”, afirmaram.

O texto do PL propõe a transferência da gestão do parque do governo federal ao estado do Mato Grosso com o objetivo de assegurar a preservação dos recursos naturais e proporcionar oportunidades na área de educação, pesquisa científica e desenvolvimento turístico. Em contrapartida, o estado deverá aplicar anualmente, em obras e serviços, o valor mínimo de R$ 66 milhões, totalizando R$ 200 milhões em 3 anos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet