Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política BR

SETOR NA BRONCA

Oposição tenta envolver Fávaro em polêmica do Enem e quer convocar ministro para explicar ‘ataques’ ao agro

Foto: Guilherme Martimon/MAPA

Oposição tenta envolver Fávaro em polêmica do Enem e quer convocar ministro para explicar ‘ataques’ ao agro
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), pode acabar tendo que dar explicações sobre a crise vivida entre o agronegócio e o ministro da Educação, Camilo Santana. É que o vice-líder da oposição na Câmara, Evair Vieira de Melo (PP-ES), quer convocá-lo para as comissões de Agricultura e Fiscalização Financeira e Controle para fazer questionamentos sobre perguntas do Enem que foram criticadas pelo setor.


Leia também
'Existem outras iniciativas dessa mesma natureza no Brasil', diz Mauren sobre validade do Transporte Zero


A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) emitiu uma nota na segunda-feira (6) em que pede um “posicionamento urgente” do governo federal a respeito de questões do Enem, que teve sua primeira fase realizada no domingo (5). A frente pede que três questões, duas que abordam a atividade da agropecuária no Brasil, sejam anuladas.

As questões, descritas como de “cunho ideológico e sem critério científico ou acadêmico” pela FPA, são as de número 70, 71 e 89 (tendo como referência o caderno de prova branco).

No requerimento de convocação de Fávaro, Melo afirma que o que chamou a atenção na prova foram os ataques ao agro.

“Críticos questionam a adequação de utilizar o ENEM, uma ferramenta educacional com o propósito de avaliar e preparar estudantes para o ensino superior, como meio para destruir e criminalizar o setor vital para a segurança alimentar mundial. Não há muita surpresa, tendo em vista que o documento de referência para a Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae), publicado pela Presidência da República e pelo Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo abordar várias questões educacionais, trouxe itens que destaca-se a intenção de reduzir a influência do agronegócio nas salas de aula. Além disso, propõe o fim das escolas cívico-militares no país”, diz trecho do documento.

As questões

Questão 70: criticou a “lógica do agronegócio” e tratou do avanço da cultura da soja e do desmatamento na Amazônia. Um trecho do texto usado como base diz: “Parto da compreensão central de que a lógica que gera o desmatamento está articulada pelo tripé grileiros, madeireiros e pecuaristas”;

Questão 71: tratou sobre a corrida espacial financiada por bilionários e faz referência à colonização do Brasil;

Questão 89: pergunta afirmou que “o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado”. O texto também focou no agronegócio no Cerrado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet