Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política BR

Senado vai analisar

Lula indica Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet à PGR; conheça

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Lula indica Flávio Dino ao STF e Paulo Gonet à PGR; conheça
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encaminhou, nesta segunda-feira (27) ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República (PGR). O Senado vai analisar as duas indicações. 


Leia também
Mauro prefere não adiantar sobre o futuro de Botelho no União: 'quem tem que dizer se vai sair ou não, não sou eu'

Atual ministro da Justiça, Dino esteve em Cuiabá no início de outubro em cerimônia com o governador Mauro Mendes (UNIÃO). Na ocasião, ele já era cotado para a vaga no STF. No entanto, à época negou que tivesse conversado com o presidente Lula (PT) sobre a indicação do substituto da ministra Rosa Weber no Supremo.

A fala dele correu em coletiva no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, quando anunciou investimento de R$ 80 milhões do governo federal em ações na Segurança Pública de Mato Grosso.Atual ministro da Justiça e Segurança Pública, o maranhense Flávio Dino tem 55 anos e ampla experiência no setores público e privado.

Graduado em direito pela Universidade Federal do Maranhão em 1991 e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco em 2001, já atuou como advogado, professor, político e magistrado. Foi eleito senador da República no pleito de 2022 e exerceu os cargos de governador do Maranhão (2015 a 2022), deputado federal (2007 a 2014) e presidente da Embratur (2011 a 2014). Entre 1994 e 2006, ocupou a função de Juiz Federal da 1ª Região e foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil de 2000 a 2002.

Nascido em 16 de agosto de 1961 no Rio de Janeiro, Paulo Gustavo Gonet Branco graduou-se em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) em 1982, concluindo mestrado em Direitos Humanos na Universidade de Essex em 1990 e doutorado em Direito, Estado e Constituição na UnB em 2008. Com Gilmar Ferreira Mendes e Inocêncio Mártires Coelho, fundou em 1998, em Brasília, o Instituto Brasiliense de Direito Público, atual Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Tem trajetória no Ministério Público Federal desde 1987, atuando como subprocurador-geral da República. Desde julho de 2021, é vice-procurador-geral eleitoral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet