Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

CRESCENTE DEMANDA NA REGIÃO

Universidade Federal de Rondonópolis anuncia novo curso de engenharia de software

Foto: Reprodução

Universidade Federal de Rondonópolis anuncia novo curso de engenharia de software
A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) deu luz verde para a criação do curso de Bacharelado em Engenharia de Software, uma iniciativa que visa suprir a demanda crescente por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) na região. Com 50 vagas disponíveis no período noturno a partir do segundo semestre de 2024, o curso se torna a quarta opção na área de informática oferecida pela universidade.


Leia também
Botelho não espera apoio do PSD a sua pré-candidatura caso permaneça no União: 'estou ciente'


O projeto pedagógico, após aprovação pelo Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão (CONSEPE), agora segue para avaliação no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC), marcando um passo crucial para sua implementação.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), professor Roger Resmini, destaca que a criação do curso proporcionou uma oportunidade para reestruturar as áreas de formação na universidade. Durante esse processo, os planos pedagógicos foram atualizados para refletir as demandas do mercado, adaptando-se às especificidades de cada graduação.

A decisão de introduzir o Bacharelado em Engenharia de Software foi impulsionada pela observação de estudantes do curso de Sistemas de Informação com uma inclinação notável para o desenvolvimento de software. Em vez de oferecer duas entradas anuais para o mesmo curso, a universidade optou por criar uma nova oferta que atendesse a um perfil diferente de estudantes.

O professor Roger enfatiza as diferenças fundamentais entre os cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software. Enquanto ambos estão vinculados à informática, a Engenharia de Software se concentra no desenvolvimento completo de softwares, desde a concepção até a manutenção. Em contraste, o profissional de Sistemas de Informação possui uma formação mais abrangente, orientada para a gestão de informações e tecnologia, planejando a implementação de sistemas para aprimorar a eficiência organizacional.

O novo curso de Engenharia de Software oferecerá disciplinas mais focadas na criação, incluindo algoritmos, linguagens de programação, planejamento de software, banco de dados e desenvolvimento web. Em contrapartida, o curso de Sistemas de Informação enfatiza o fluxo de informações e possui um caráter mais gerencial, permitindo que os profissionais tomem decisões estratégicas junto com suas equipes.

Além dessas graduações, a UFR também oferece o Curso Superior em Tecnologia em Agro computação. Este curso prático e aplicado capacita profissionais a utilizar a tecnologia de forma estratégica no setor agrícola, promovendo soluções para reduzir o impacto ambiental e otimizar o uso de recursos naturais. Com um enfoque técnico e prático, o curso destaca-se pela sua abordagem direcionada ao uso da computação em aplicações específicas no campo agrícola.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet