Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ELEIÇÕES 2024

Lúdio agradece apoio de Fávaro a candidato da Federação e diz que vai seguir em diálogo pensando na população

Foto: Reprodução

Lúdio agradece apoio de Fávaro a candidato da Federação e diz que vai seguir em diálogo pensando na população
Após o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) anunciar publicamente apoio à candidatura da federação para a prefeitura de Cuiabá, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) foi às redes sociais para agradecer ao titular da pasta. A federação tem em sua composição o Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). E é desse bloco que vai sair o candidato um dos candidatos à prefeitura da Capital em 2024.


Leia também
Fávaro mantém 'fresta' para filiação de Botelho mas pondera que candidatura pelo PSD terá que ser discutida com federação do PT


Em publicação no X, antigo Twitter, Lúdio agradeceu ao ministro e fez questão de destacar que a adesão de Fávaro à Federação se deu a pedido do presidente Lula (PT), como revelou o Olhar Direto em reportagem nesta terça-feira (9).

“Muito feliz com o anúncio do ministro @Carloshbfavaro  de apoio do PSD à Federação Brasil da Esperança (PCdoB/PT/PV) na disputa para a Prefeitura de Cuiabá, a pedido do presidente Lula. Seguiremos em diálogo, com respeito, unidade e humildade, pensando no melhor pra população”, escreveu no X, nesta terça. 

O cenário político atual da federação está definido com o nome de Lúdio como o mais forte entre os possíveis candidatos. Isso se deve ao fato de ele já ter sido escolhido pelo diretório do PT como o pré-candidato. Na ocasião, no final do ano passado, Lúdio derrotou a ex-deputada federal Rosa Neide, que não registrou a chapa de delegados e deixou o caminho livre para o parlamentar.

Contudo, o nome dela ainda não está totalmente descartado. Isso porque, de acordo com o presidente do Partido dos Trabalhadores, deputado Valdir Barranco, quem tem a palavra final é o diretório nacional. E é nesse ponto que mora a vantagem de Rosa Neide. Como se sabe, ela tem uma amizade maior com a presidente nacional, a deputada federal Gleisi Hoffmann e um apoio maior de uma ala petista.

E se resolvendo a questão interna de quem será o candidato do PT, o principal obstáculo do partido passa a ser o vice-prefeito e secretário de obras José Roberto Stopa, do Partido Verde. Ele tem batido o pé e afirmou que pretende lançar sua candidatura a qualquer custo. 

Stopa e Lúdio chegaram a trocar farpas publicamente na imprensa no ano passado. No entanto, o petista começou 2024 sinalizando bandeira branca e teceu elogios a força política do seu companheiro de federação, dizendo que ele é “especialista” em eleger vereadores. 

"Ele tem uma grande capilaridade na cidade para montar chapa de vereadores. Então, nós vamos contar com a experiência do PT, do PCdoB e do PV em construir chapa de vereadores, por isso a nossa expectativa é que, tendo a nossa candidatura na Federação, nós ampliemos as vagas de 5 ou 6 vereadores na eleição deste ano".

E após repercussão da reunião com o presidente Lula - na qual fechou compromisso de estar com o PT nas eleições de outubro em Cuiabá -, o ministro Fávaro ligou para o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho, e garantiu que apesar de todos os prazos dados para ele se desvencilhar da celeuma no União Brasil estarem vencidos, as portas do PSD não estão totalmente fechadas para eventual filiação. 

De acordo com informações obtidas pelo Olhar Direto, Fávaro ressaltou que em caso de migração, o parlamentar terá que contar com o aval dos partidos que compõem a federação PT, PV e PCdoB para concretizar o projeto de disputar o comando do Palácio Alencastro.

Após conversa com o chefe do Palácio do Planalto, saiu do gabinete presidencial com o compromisso de ser chamado para uma nova reunião. Desta vez, entretanto, com a presidente nacional Gleisi Hoffmann e os dirigentes estaduais das três legendas que formam a federação em Mato Grosso.

O encontro deve definir quem será o nome do grupo para disputar a capital. Caso Botelho não entre nessa briga, a contenda deve ficar entre o deputado estadual Lúdio Cabral, que foi escolhido pelos delegados do PT em Cuiabá; a ex-deputada federal Rosa Neide - que tem prestígio com a direção nacional; e o vice-prefeito José Roberto Stopa, aposta do PV e apoiado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

Lúdio Cabral chegou a afirmar que, em um primeiro momento, está descartada uma composição com Botelho no primeiro turno. No entanto, disse que podem conversar posteriormente caso um dos dois esteja no segundo turno. 

Rosa Neide também foi na mesma linha sobre uma possível aliança com Botelho, dizendo que “em política as portas nunca se fecham”. A fala dela ocorreu em outubro do ano passado, em entrevista à Rádio Cultura, de Cuiabá. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet