Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Sob reclamações

Mesmo contrariados, deputados aprovam projeto que concede RGA de 4,62% aos servidores

Foto: J. L. Siqueira/ALMT

Mesmo contrariados, deputados aprovam projeto que concede RGA de 4,62% aos servidores
Sob lamentação dos deputados, a Assembleia Legislativa (ALMT) aprovou o projeto de lei que trata sobre a concessão da Revisão Geral Anual (RGA) aos servidores públicos estaduais. A votação aconteceu durante a sessão ordinária desta quinta-feira (11), sem nenhum voto contrário.


Leia também
Mauro pede autorização para empréstimo de R$ 1,5 bi para pavimentação de rodovias e construção de pontes


Os trabalhadores terão o reajuste de 4,62%, previsto do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), diferente daquilo que eles esperavam.

Antes da votação, o deputado Paulo Araújo (PP) comentou que uma comissão, montada para tratar sobre o tema, tentou negociar com o governo um ganho acima do índice. No entanto, o Executivo apontou que qualquer elevação do percentual causaria impactos negativos aos cofres públicos.

Ele disse que a esperança era que o governo poderia conceder 5,86%, que estava na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Eu tenho certeza que o governo, como um todo, perdeu uma grande oportunidade de estarmos juntos com um grupo de servidores. O governo tem condições reais de dar aquilo que estamos pedindo, que o próprio governo colocou na LDO, mas não conseguimos convencer o governo. Em todos os enfrentamentos que fizemos com o governo, perdemos”, lamentou.

Janaina também reclamou da decisão do governo, alegando que MT vive um momento próspero, mas deixa a desejar em seu relacionamento com os servidores. Na avaliação da parlamentar, o estado tem condições de pagar um percentual a mais para compensar aos servidores os reajustes que não foram concedidos durante a gestão do ex-governador Pedro Taques.

“Hoje nós temos condições de começar a recompor aquilo que não foi pago nos dois anos que havia a PEC de Teto de Gastos. Sabemos que havia embasamento jurídico, do Tribunal de Contas, decisões do judiciário dizendo que não era necessário o pagamento, porém, isso não muda o fato de que o servidor perdeu o seu poder de compra e nós estimamos isso desde o último ano do ex-governador Pedro Taques, que deixou de pagar 2% e anos seguintes que não foram pagos”, explicou.

Ela comentou que a Assembleia, assim como o governo, está deixando a desejar com os servidores do Executivo, já que aprovaram RGAs para trabalhadores de outros Poderes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet