Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CHAPADA DOS GUIMARÃES

Prefeito cita 'preços nas alturas' e pede liberação do tráfego de veículos de carga no Portão do Inferno

12 Jan 2024 - 11:56

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Reprodução

Prefeito cita 'preços nas alturas' e pede liberação do tráfego de veículos de carga no Portão do Inferno
Com a economia em crise e população chegando a pagar até R$ 55 em um pacote de arroz de 5 Kg, o prefeito de Chapada dos Guimarães (67 Km de Cuiabá), Osmar Froner (MDB), pediu celeridade do governo estadual nas obras emergenciais para conter os deslizamentos de terra na região do Portão do Inferno, na MT-251. O gestor ainda defende que haja liberação para o trânsito de veículos urbanos de carga de até 8 toneladas.


Leia também
Geólogo afirma que Portão do Inferno precisa de estudos periódicos para previsões de desmoronamentos


A interdição da estrada tem sido realizada desde o dia 23 de dezembro, sendo total nos momentos de chuva na região. Na última semana, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) iniciou os serviços de implantação de tela de contenção na região, fechando a pista de segunda a sábado, das 8h às 14h.

Os motoristas que precisam trafegar entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães precisam buscar rotas alternativas. A rota indicada pela Sinfra é ir pela BR-163 e 070 até Campo Verde e de lá seguir pela MT-140 e MT-251 até Chapada dos Guimarães.

Toda a situação tem trazido enormes transtornos para produtores rurais, comerciantes e população do município turístico. 

"O transporte houve um aumento superior a 40% no frete, por causa da distância. A distância pela Serra de São Vicente é 210 Km e por Água Fria, 125 Km. Então, isso dá um impacto nos produtos alimentícios, materiais de construção e outros serviços. Além de subir o preço, reduz o número de pessoas que consomem. Nossa rede hoteleira e de gastronomia trabalha com 50% de redução de fluxo. Isso já começa a ter desemprego e crise econômica", afirmou, nesta sexta-feira (12), ao acompanhar comitiva liderada pelo presidente do Tribunal de Contas (TCE-MT), Sérgio Ricardo, ao local.

"Pesa para nossa população, que na sua maioria faz suas compras no próprio município. Pedimos que essa ação emergencial seja rápida e permita fluxo maior, até 8 toneladas nesse primeiro instante", acrescentou.

Froner ainda ressaltou que a agropecuária representa 72% do PIB de Chapada dos Guimarães e que os produtores precisam do acesso pela MT-251, tanto para receber matéria-prima quanto para escoar suas produções.

"Aqui é um ponto que precisa de investimento rápido para tirar esse gargalo da MT-251 e transformar, com a anuência do ICMBio, esse ponto bastante representativo num atrativo turístico, de visitação. Que possamos sair daqui com um comitê formado, para que possamos estar ao lado do governo e cobrar agilidade dos órgãos de licenciamento. Nosso principal objetivo é realizar uma obra definitivia e permitir nessa fase inicial o direito de ir e vir dos nossos comerciantes e população", declarou, reforçando a expectativa de que um grupo seja criado para acompanhar as obras e soluções para a celeuma envolvendo a Estrada de Chapada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet