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Após reconhecer riscos

Presidente do TCE defende liberação de meia pista no Portão do Inferno: 'estamos entre a necessidade e a possibilidade'

12 Jan 2024 - 12:11

Da Redação - Rafael Machado/ Do local - Max Aguiar

Foto: Max Aguiar/Olhar Direto

Presidente do TCE defende liberação de meia pista no Portão do Inferno: 'estamos entre a necessidade e a possibilidade'
Apesar de reconhecer os riscos de novos desabamentos sobre o viaduto do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, defendeu que seja liberada meia pista sobre o trecho para evitar prejuízos à população de Chapada.


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Após uma inspeção na região com técnicos do Tribunal e equipes do governo e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nesta sexta-feira (11), o presidente destacou que o grau de risco no local foi classificado como R4, o que significa condição muito alta para novos deslizamentos e até mesmos desabamentos das rochas dos paredões.

No entanto, ele acredita que com uma fiscalização mais intensa, com a liberação de um a dois veículos por vez, e até mesmo de caminhões de seis toneladas, não causaria problemas já que, segundo o conselheiro, a situação chegou à “necessidade e a possibilidade”.

“A população de Chapada exige, está aqui gente chorando, gente que está passando fome, que não tem comida na mesa, porque não tem mais abastecimento em Chapada dos Guimarães. Então nesse momento, basta fazer uma fiscalização correta, não deixar um, dois, três carros em cima do pontilhão ao mesmo tempo. Basta aqui segurar daqui e segurar lá. Passa um carro de cada vez, pode ser nas duas pistas. É só não acumular e proibir carga pesada. O máximo aqui é um caminhão de 6 toneladas que pode abastecer Chapada".

Sérgio Ricardo lembrou que há 10 anos foi identificado o risco de desabamentos sobre a região, mas nenhuma medida foi adotada. Ele comentou que os técnicos identificaram no local rachaduras longitudinais e transversais no viaduto e o afastamento do guarda-corpo (barreira metálica de segurança).

Ele ainda destacou que a ponte foi construída em 1978 e que nunca sofreu nenhum reparo grande ao longo dos anos. O presidente disse que o governo chegou a apresentar algumas propostas, entre elas, a construção de um túnel e de uma nova ponte, estilo da Sérgio Motta.
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