Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Educação

+15% NA NOTA FINAL

Bonificação no Enem incentiva permanência de estudantes em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Bonificação no Enem incentiva permanência de estudantes em Mato Grosso

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) oferece bonificação estadual para os candidatos do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2024) que cursaram integralmente o ensino médio no estado de Mato Grosso. A política concede um acréscimo de quinze por cento à nota final do Exame Nacional do Ensino Médio com o intuito de equilibrar a concorrência e estimular a permanência dos graduados no estado.



Leia também
Mato Grosso não tem nenhum estudante com redação nota mil em 2023

Esta será a terceira entrada do SiSU em que a UFR aplica a bonificação, aprovada em julho de 2022. Desde a implementação do bônus, foi percebido um aumento da proporção regional de estudantes de Mato Grosso, principalmente nos cursos em que a procura por candidatos de fora do estado é tradicionalmente maior, como nos cursos de medicina e nas engenharias.

A pró-reitora de ensino de graduação em exercício, professora Valéria Filgueiras Dapper, explica que a bonificação é um compromisso de inclusão social e de desenvolvimento regional integrado. O objetivo da medida é equalizar as oportunidades educacionais por meio da ampliação do acesso ao ensino superior no estado, fortalecendo políticas públicas locais, de forma a atender aos anseios da sociedade mato-grossense.

De acordo com a professora, os estudantes mato-grossenses, após concluídos os estudos, tendem a permanecer na região em que moram, trabalhando de forma a devolver para a sociedade local o investimento recebido durante os anos de graduação.

A bonificação deverá ser solicitada no momento da inscrição Sisu 2024 para o curso desejado e será posteriormente confirmada mediante apresentação de documentos comprobatórios durante o período de matrícula. Os candidatos que cumpriram integralmente o ensino médio, público ou privado, em instituições de ensino do estado de Mato Grosso terão direito ao bônus.

A bonificação estadual é uma política afirmativa interna da universidade, não sendo cumulativa com a política nacional de inclusão por cotas, regimentada por legislação específica. Os candidatos deverão optar, no ato da inscrição, por uma dessas duas modalidades, não sendo permitida a sua aplicação cumulativa.

UFR oferta 1.213 vagas em 23 cursos de graduação

Nesta edição do SiSu, a Universidade Federal de Rondonópolis oferta 1.213 vagas em 23 cursos de graduação presencial. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de forma online entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2024, de acordo com o edital Reitoria/UFR N° 3, de 12 de janeiro de 2024.

Podem participar desta edição do SiSU aqueles estudantes que realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2023), obtiveram nota maior que zero na redação e que não se inscreveram no exame na condição de treineiro.

No ato da inscrição, os candidatos poderão escolher até duas opções de vagas, colocando em ordem de preferência a instituição de educação superior participante, o local de oferta, o curso, o turno e a modalidade de concorrência. Os candidatos que optarem pelas mesmas vagas concorrerão entre si e serão classificados de acordo com sua nota no Enem.

Os candidatos interessados em candidatar-se às vagas devem acessar o site do SiSU e realizar sua inscrição no período entre os dias 22 de janeiro e 25 de janeiro de 2024, até as 23h59min (horário de Brasília). Do total de vagas, 593 são destinadas para ampla concorrência e 620 vagas nas diferentes modalidades de ações afirmativas.

O resultado da chamada regular ocorrerá no dia 30 de janeiro de 2024 e os candidatos aprovados poderão efetuar as suas pré-matrículas na UFR entre os dias 1 a 7 de fevereiro de 2024 na página de Central de Ingresso da UFR.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet