Olhar Direto

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Cidades

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

Cidades que comemoram Carnaval em MT estão classificadas com risco alto para covid; veja tabela

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Cidades que comemoram Carnaval em MT estão classificadas com risco alto para covid; veja tabela
O clima de Carnaval é marcado pela alegria dos foliões, no entanto, alguns cuidados são recomendados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) diante da nova onda da covid-19 em Mato Grosso. Com mais de 10,6 mil casos registrados até sexta-feira (9), e 27 óbitos, algumas cidades do interior onde acontecem festividades de Carnaval, são classificadas com risco alto de incidência da doença, com mais de 150 casos para cada 100 mil habitantes. O único município com festividades de Carnaval que apresentou registro de óbito foi Poconé, com uma pessoa morta pela doença. 


Leia mais
Município com alto risco de incidência para covid-19 está no ranking dos que menos aplicaram doses de reforço


As orientações continuam sendo a vacinação contra a covid-19, uso de máscaras em locais públicos, higienização das mãos e isolamento social para quem positivou para a doença.

“Não podemos baixar a guarda para o vírus, em especial no período festivo do carnaval. É importante que as pessoas aptas à vacinação busquem uma unidade de saúde para se imunizarem contra a Covid-19.  A vacina ainda é o método mais eficaz no enfrentamento às formas graves da doença”, lembra o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde, Juliano Melo.

Segundo o painel epidemiológico da covid-19, as cidades de Acorizal, Barão de Melgaço, Barra do Garças e Poconé estão classificadas como risco alto para a doença, enquanto Chapada dos Guimarães apresenta risco moderado, e a pior classificação vai para Santo Antônio do Leverger com risco muito alto. Os dados são referentes aos últimos 14 dias. Todas essas cidades terão festividades de Carnaval, tradicionais em Mato Grosso.
 
Município População Casos Classificação de Incidência
Chapada dos Guimarães 18.990 81 26,33 (risco moderado)
Nossa Senhora do Livramento 12.940 49 sem classificação
Barra do Garças 69.210 181 200,84 (risco alto)
Santo Antônio do Leverger 4.099 43 561,11 (risco muito alto)
Poconé 31.217 207 265,88 (risco alto)
Acorizal 5.014 13 159,55 (risco alto)
Barão de Melgaço 7.253 23 179,24 (risco alto)

 
Com sintomas, fique em casa

Em caso de sintomas gripais, o recomendado é não sair de casa e fazer o teste da Covid-19 no tempo oportuno. 

“Sabemos que o vírus da Covid-19, assim como o da influenza, é gripal e transmitido por vias respiratórias, por isso é imprescindível o isolamento nestes casos. Outra medida necessária é não frequentar casa de familiares e amigos, porque, para além do carnaval, muitas pessoas aproveitam esse feriado prolongado para fazer visitas, o que pode colaborar para o contagio do coronavírus”, alerta o secretário Juliano.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, ressalta que todo cuidado é válido para uma folia segura. 

“O carnaval é um período de alegria e descontração, mas temos que ficar vigilantes o tempo todo. Então, quem puder, saia de casa munido de um kit de cuidados básicos, como álcool 70%, seja em gel ou líquido, sabão, se possível, e máscara descartável”, recomenda.

Conforme o Painel Epidemiológico da Covid-19, de 01 a 07 de fevereiro de 2024, Mato Grosso registrou 6.199 casos da Covid-19 e 27 óbitos em razão da doença. Em 2023, neste mesmo período, foram registrados 7.696 casos e 36 óbitos, números que apresentam uma queda de 19% entre os casos confirmados e de 33% entre as mortes por coronavírus.

Ação do Estado

Os municípios são os responsáveis pela aplicação dos imunizantes e pelo desenvolvimento das estratégias de vacinação para alcançar o público-alvo estipulado pelo Governo Federal.

Com o objetivo de incentivar as gestões municipais a atingirem as metas de vacinação estabelecidas pelo Ministério da Saúde, a SES investe o total de R$ 65 milhões no programa Imuniza Mais MT, que visa estruturar a Atenção Básica e premiar os municípios que alcançarem entre 90% a 100% de cobertura vacinal contra a Covid-19, Influenza e outras doenças.

O programa também disponibiliza duas Unidades Móveis de Vacinação da SES para auxiliar as cidades na vacinação da população. Juntos, os veículos possibilitaram a aplicação de 46.711 vacinas diversas e 25.112 atendimentos desde que começaram a percorrer o Estado, no início do programa Imuniza Mais MT, em julho de 2021 até dezembro de 2023. Nesse período, foram visitados 74 municípios do interior.

Além disso, a SES também realizou a ampliação da estrutura da Central de Imunobiológicos, conhecida como unidade central da Rede de Frio. No local, reinaugurado em outubro de 2021, o Estado investiu cerca de R$ 5 milhões em reforma e modernização.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet